
JOHNY´S MUSICBOOK

--> TEMA DA SEMANA: 1990!
No inicio do ano fizemos uma viagem pelos anos 80, agora voltamos ao passado para viajar na década de 90 e falar um bocadinho do que se fez nessa altura!
Deixamos aqui alguns factos do que se passou musicalmente neste ano, antes de começarmos a nossa breve viagem pelo ano de 1990 e pela sua década, marcada pelo aparecimento de alguns estilos e pela consolidação do Grunje como estilo musical de sucesso, um subgénero do rock alternativo que surgiu no final da década de 1980 no estado americano de Washington, principalmente em Seattle, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock. As letras das bandas nomeadas grunge geralmente caracterizam-se por altas doses de angústia e sarcasmo, entrando em temas como alienação social,apatia e desejo de liberdade. A estética grunge é despojada em comparação a outras formas de rock, e muitos músicos grunge se destacaram por sua aparência desleixada e por rejeitarem a teatralidade em suas performances. Nirvana e Pearl Jam são os grandes nomes que fizeram deste género um sucesso, mas não são os únicos, como vamos poder comprovar!
Factos:
19 de março - Depeche Mode Lança o sétimo álbum de estúdio "Violator".Este álbum é mencionado no livro "1001 Albums You Must Hear Before You Die"
1 de abril - The Afghan Whigs lança seu segundo álbum de estúdio Up in It.
13 de abril - Green Day lança seu primeiro álbum 39/Smooth.
16 de maio - Ice Cube lança seu primeiro álbum solo, AmeriKKKa's Most Wanted, após sua saída do grupo N.W.A.
3 de setembro - a banda de heavy metal Judas Priest lança o seu décimo álbum de estúdio Painkiller, considerado pelos fãs da banda o melhor álbum deles.
24 de setembro - a banda de thrash metal Megadeth lança o seu quarto álbum de estúdio Rust in Peace, sendo considerado por muitos o melhor álbum da banda e um dos maiores clássicos do heavy metal.
1 de outubro - a banda de heavy metal inglesa Iron Maiden lança o álbum No Prayer for the Dying, criticado por muitos fãs da banda e sendo
6 de novembro - A banda alemã Scorpions lança seu décimo primeiro álbum contendo o super sucesso Wind of Change ficou várias vezes entre as primeiras da semana e se transformou numa das maiores músicas do grupo.
6 de novembro - Whitney Houston lança seu terceiro álbum I'm Your Baby Tonight gerando dois #1's consecuticos I'm Your Baby Tonight e All the Man That I Need. O álbum vendeu 12 milhões de cópias em todo o mundo.
13 de novembro - Lançamento da coletânea The Immaculate Collection, de Madonna é a coletánea mais vendida da história com mais de 30 milhões de cópias.
Red Hot Chili Peppers lança um single que era b-sides de Mother's Milk como trilha sonora do filme Pretty Woman, Show Me Your Soul
Depeche Mode Lança o single Enjoy the Silence. O single mais bem sucedido da banda.
Concerto de comemoração da queda do Muro de Berlim feito pelo ex-líder da banda Pink Floyd, Roger Waters (a banda fez um álbum, The Wall, que obteve mais de 30 milhões de exemplares vendidos, falando sobre o Muro, o que ele representava e o que ele causou nas famílias.
07-10-2013
Março de 1990
Madonna começa a década de 1990 em grande e no topo dos top!Originalmente gravada com o novo colaborador Shep Pettibone para o lado B do single ‘Like A Prayer’, "Vogue'' é uma mistura de referências escritas á antiga Hollywood, com pianos, uma música demasiado boa para um lado b, onde não lhe é dada a devida a atenção.
Outra grande música lançada neste mês pertence aos escoceses Primal Scream intitulada "Loaded", um remix produzido por Andrew Weatherall da música "I'm Losing More Than I'll Ever Have" do álbum anterior do Primal Scream. Esta versão possui samplers da voz do actor Peter Fonda no filme "The Wild Angels"e viria a fazer parte do álbum "Screamadelica" de 1992. 08-10-2013



Nirvana
Pearl Jam
Janeiro de 1990
A canção foi escrita por Prince cinco anos antes para a banda The Family. Em 1990, Sinead O’Connor, regrava a canção para o seu álbum "I Do Not Want What I Haven't Got", fazendo este o maior hit da cantora e um dos maiores hits de todos os tempos (a famosa revista Rolling Stone colocou-a em 2004 no lugar 162 da lista das 500 melhores músicas de sempre).
"Nothing Compares 2U!" 08-10-2013
Abril de 1990
Como dissemos, a década de 90 não é só grunge, aqui temos um rap mixado que fez muito sucesso durante alguns anos! Membros de um grupo nativo radicado nos EUA mas oriundo de vários países de origem africana, formado por rappers como De La Soul e os The Jungle Brothers e que se auto-intitulou "A Tribe Called Quest"! O seu apogeu foi com esta música, fazendo-os voar para o top quer no Reino Unido, quer de outros países espalhados pelo mundo. Este remix, da música de Lou Reed ‘Walk On The Wild Side’ foi usado eficazmente e aplicado a um estilo completamente diferente! "Well done, you can kick it, yes you can!"
Outra banda em destaque neste mês são os Happy Mondays, uma banda de rock alternativo/dance music formada em Manchester em 1980 que teve o seu auge nos anos 80 e principios de 90. O nome é um trocadilho com a canção "Blue Monday" da banda conterrânea New Order. Os Happy Mondays nasceram na lendária gravadora Factory Records, onde permaneceram até 1992, tendo sido considerados o último "tesouro" da gravadora. A seguir, assinaram com a London Records, onde permancem até hoje. A história dramatizada (e com toques de humor e ficção) da banda pode ser vista no filme "24 Hour Party People" (2002), que conta a história da Factory Records!
Originalmente, foi formada pelo vocalista Shaun Ryder, o irmão e baixista Paul Ryder, pelo guitarrista Mark "Moose" Days, pelo tecladista Paul Davis e pelo baterista Gary Whelan.
O Happy Mondays quebraram vários tabus para a época e chegaram a alcançar boas posições nos tops britanicos. A banda inclusive contava com um dançarino "louco", Bez, que para não falarem que apenas dançava, tocava maracas. A banda foi uma das principais condutoras de um movimento chamado Madchester, trocadilho de "mad" com "Manchester". Esse movimento, junto com o shoegaze, foi um dos pilares do britpop dos anos 1990, e além dos Happy Mondays, contava com Stone Roses, James, The Charlatans e até mesmo os Blur no início de carreira!
Esta música "Step On" é das suas músicas com mais sucesso e é de 1990! 08-10-2013
Junho de 1990
Não só de música estrangeira se fez este ano de 1990, também por cá foram feitas muita música boa, mas foi um excelente ano para um dos maiores artistas portugueses de sempre, o "Rei do rock português" Rui Veloso, que editou neste ano um dos seus melhores álbuns "Mingos & Os Samurais", o seu quinto álbum de originais, donde fazem partes grandes e famosas músicas como "Não há estrelas no céu" e o tema que vos deixamos e que tanto gostamos: "A Paixão"!
Angelo Badalamenti compôs a música (utilizada como tema da série "Twin Peaks" e David Lynch escreveu as letras. O resultado foi umas das maiores baladas de sempre! A cantora é Julee Cruise e o tema chama-se "Falling"!
Julho de 1990
Aquando dos tema dos anos 80, falámos muito neles e colocámos inclusivé já várias músicas do seu 1º álbum homónimo. Em 1994 voltaram com um 2º álbum muito atribulado (que já estava feito em 1991) devido á guerra entre a sua antiga editora (Geffen Records) na altura e a qual assinaram após o 2ºálbum (Silverstone), onde a grande protagonista é a música "One Love" feita em Julho de 90 e que teve enorme sucesso!
Mais uma das bandas que compõem o movimento "Madchester"! 09-10-2013
Agosto de 1990
Com uma equipa de colaboradores de sonho (Bootsy Collins, Q-Tip, e uma demo de Herbie Hancock donde foi construido a batida da música), "Hit The Ground" foi um sucesso mundial e foi mesmo o único grande sucesso funk, groove,hip hop, dos Deee-Lite!
Deee Lite era um trio composto pela estilista e cantora americana Lady Miss Kier, o DJ ucraniano Super DJ Dmitry e o DJ japonês Towa Tei.
A banda teve apenas 10 anos de existência, mas o que é certo é que tiveram um papel muito importante e popularizaram o que os DJ’s de bares e discos costumam chamar de “sampler”, que é o aproveitamento autorizado de trechos de músicas de outros autores em músicas próprias, criadas para as pistas de dança!
O nome da banda "Deee Lite"é uma alusão à expressão em inglês delight (pronuncia-se diláit), com a tradução delícia e encanto.
É claramente uma das nossas músicas preferidas de sempre, a música pertence aos Extreme, banda oriunda de Boston composta pelo português Nuno Bettencourt (guitarrista), os americanos Gary Cherone (vocalista),Paul Geary (baterista) e Pat Badger (baixista).
A sua primeira apresentação a sério ao grande público, foi na apresentação de um concerto dos Aerosmith (banda também oriunda de Boston) em 1988. Um ano depois sai o seu 1º de 6 álbuns
"More Than Words" é claramente o seu maior sucesso de sempre e faz parte do seu 2ºálbum "Extreme II: Pornograffitti" lançado em Agosto de 1990!
Uma música que vale mais que palavras, como o nome indica!
Outubro de 1990
Libertada em três versões, o desenvolvimento deste música trance industrial pertence ao duo inglês natural de Londees, os THE KLF(Kopyright Liberation Front) do movimento acid house durante a década de 1980 e início de1990.
Mais do que qualquer banda pop na história, o KLF arrancou um balde de pilhagem da indústria da música e fugiu com ela - como ilustra o seu próprio guia para a criação de singles nº 1, The Manual (How to Have a Number One the Easy Way). Bill Drummond e Jimi Cauty aplicaram tácticas de marketing de guerrilha no movimento acid house do final dos anos 80 na Grã-Bretanha e tornaram o KLF num best-seller, também usando outros nomes como The JAMS (acrônimo de Justified Ancients of Mu Mu) e The Timelords antes de definitivamente adoptarem o nome KLF. Mesmo assim deixam um legado do que um mero produto de marketing e os seus discos reflectem o apogeu do movimento acid house no Reino Unido, além disso, muitos artistas posteriormente foram influenciados pelo KLF!
Pouco antes de sua aposentadoria em 1992, a dupla excluíu todo o seu catálogo - uma perda potencial de milhões de libras - e declararam que não gravariam outro álbum até que a paz fosse declarada em todo o mundo! 10-10-2013
Também em Outubro outra banda inglesa lançou uma excelente música!
Naturais de Oxford, os Ride surgiram em 1988 influenciados por bandas como My Blood Valentine, Sonic Youth, Spacemen 3 e The Smiths. O quarteto formado por Andy Bell (Guitarra, vocal), Mark Gardener (Guitarra, vocal), Loz Colbert (Bateria) e Steve Queralt (Baixo), destacava-se por conta do equilíbrio de harmonias vocais doces e flutuantes, numa atmosfera melancólica onde guitarras distorcidas duelam em volume quase insuportável, balanceadas apenas por meio de uma linha de baixo complexa e uma bateria criativa.
"Vapou Trail" era das suas melhores músicas!
10-10-2013
THE END
"Gonna Make You Sweat" foi o primeiro single dos C+C Music Factory, projecto musical de dance/hip-hop dos produtores estadunidenses Robert Clivillés e David B. Cole. Lançada no final de 1990, a canção atingiu grande sucesso em vários países, como EUA , Áustria, Alemanha e Suíça, onde atingiu a primeira posição nos topso. 10-10-2013