top of page
--> TEMA DA SEMANA: 1991!
 

É provavelmente dos anos mais produtivos em termos de qualidade de música da década de 90 e dos melhores de sempre, o ano do "Grunge" e de músicas que se tornaram um tanto ou quanto "eternas" (diria mesmo intemporais) devido á sua qualidade! 

Foi também em 1991 que a Música electrónica saiu do underground (onde se difundia e se abria para novas possibilidades) e se consolidou no mainstream. 

1991 foi muito importante em especial para o Rock Alternativo, podendo este ser dividido entre pré e pós 1991. Bandas de garagem, que procuravam viver independente da indústria da música, antes de 1991 estavam concentradas em pequenos nichos, como: dentro das faculdades com o College rock, envolvido com a cena underground nova-iorquina do New WaveNoise rock. Havia tambem no Reino Unido alguns movimentos como o já falado movimento de Manchester. Após 1991 devido à grande qualidade dos discos lançados por algumas bandas e a caça que as grandes gravadoras iniciaram em busca da nova banda de garagem (os Nirvana) do momento, este género ganhou o mainstream. Houve a explosão do Grunge, o lançamento de "Loveless" dos My Bloody Valentine (marco para o Shoegaze), os Pixies lançaram o seu ultimo disco e viriam a acabar posteriormente, os R.E.M. lançaram Out of Time. Já os Smashing Pumpkins, os Blur e Pearl Jam lançaram os seus respectivos discos de estreia ("Gish", "Leisure" e "Ten"),etc,etc...

Um ano muito mas mesmo muito bom como vão poder comprovar!

 

Factos:

5 de fevereiro - A banda inglesa Queen lança o álbum Innuendo, o último com a presença do vocalista Freddie Mercury.
26 de fevereiro - A banda britânica de Heavy Metal Motörhead lança seu nono álbum, 1916 (álbum), um álbum muito idolatrado por fãs e pela crítica.
11 de março - A banda americana R.E.M. lança o álbum Out of Time, Conta com alguns dos maiores sucessos da banda, como "Losing my Religion", "Shiny Happy People", e "Country Feedback".
28 de Março - A dupla sueca Roxette lança seu terceiro álbum de estúdio, Joyride, álbum com maior sucesso da banda. 
2 de Abril - Sepultura lança o quinto álbum da carreira: Arise, tornando definitivamente sucesso mundial
12 de agosto - Lançamento do quinto álbum da banda americana Metallica, que ficou mais conhecido como Black Album e trazia sucessos como, "Enter Sandman", "Wherever I May Roam" e "The Unforgiven".
21 de agosto - A banda americana Pearl Jam lança seu primeiro álbum, o Ten.
26 de agosto - A banda Blur lança seu primeiro álbum, Leisure.
17 de setembro - Lançamento mundial dos álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, do Guns N' Roses. Músicas como Live And Let Die, Don't Cry, November Rain, The Garden, Garden Of Eden e Dead Horse fazem parte dos discos.
24 de setembro - Lançamento do álbum Nevermind, da banda Nirvana, com canções como "Come As You Are", "Lithium", "In Bloom" e "Smells Like Teen Spirit", sendo considerado pela critica especializada como o disco mais importante da década de 90 e um dos mais importantes da historia do Rock 'n' Roll.
24 de setembro - Lançamento do álbum Blood Sugar Sex Magik dos Red Hot Chili Peppers, com canções como "Give It Away", "Under the Bridge" e "Breaking the Girl".
4 de novembro - A Banda Irlandesa My Bloody Valentine, lança seu segundo disco Loveless, que quase levou a falência de sua gravadora Creation Records. Este disco é um dos marcos doShoegaze (subgênero do Rock Alternativo) e ao lado de Nevermind do Nirvana é considerado um dos discos mais influentes dos anos 90.
19 de novembro - A banda irlandesa U2 lança seu sétimo álbum de estúdio Achtung Baby.
24 de novembro - Morrem Freddie Mercury, vocalista do Queen e Eric Carr, baterista do Kiss
26 de novembro - Michael Jackson lança seu álbum Dangerous, que é o álbum mais vendido de um artista Masculino na década de 1990 e o mais vendido do estilo New Jack Swing. Nesse, que é seu 1º álbum sem sua lendária parceria com Quincy Jones, se encontra alguns de seus maiores sucessos, como "Black or White", "Remember the Time" e "Heal the World".
14-10-2013


 

Ano em que nos deixa uma das melhores vozes de sempre

Um dos melhores álbuns de sempre

Fevereiro de 1991

 

Nada melhor do que começar esta viagem a 1991 e logo a abrir com um dos melhores temas da banda Trip hop: os Massive Attack e este seu ‘Unfinished Sympathy’ , um tema que é uma peça de hip hop fundido com um soul que nos chega da voz de Shara Nelson com umas batidas dos dois senhores que compoem a banda:  "3D" (aka Robert Del Naja) e Daddy G (aka Grant Marshall).

O tema faz parte do álbum de estreia da banda inglesa "Blue Lines" que catapultou a banda para uma carreira de sucesso, que ainda hoje tem uma legião de fãs enorme, mesmo apesar de já não editarem nenhum álbum de originais desde 2010!

 

 

Nom mesmo mês, mais exactamente no dia 19, é lançada a música "Losing My Religion" nos Estados Unidos como o primeiro single do sétimo álbum de estúdio da banda R.E.M: "Out of Time", um dos seus discos com maior sucesso. A editora da banda, a Warner Bros., foi muito cautelosa com a escolha desta canção como o primeiro single. Enquanto os membros da banda se recusavam a fazer uma turnê para promover o álbum Out of Time, eles visitaram estações de rádio, deram inúmeras entrevistas para a imprensa e fizeram aparições na MTV para promover o álbum.

A canção recebeu uma série de elogios por parte da crítica. Em 1992, a banda foi indicada a sete prémios Grammy, sendo que boa parte das indicações que a banda recebeu nesse ano foi pela canção "Losing My Religion". Na cerimónia, a banda acabou por levar 2 prémios!

Em 2004, a canção ficou em 169º lugar na lista das 500 melhores canções de todos os tempos da Revista Rolling Stone.

 

 

Também neste mês, os  Queen lançam "Innuendo", o décimo quarto álbum de estúdio da banda inglesa. O álbum foi gravado durante o ano de 1990 e estava planeado inicialmente que fosse lançado no final desse mesmo ano. Aproveitando a época de natal para alavancar as vendas do disco, mas devido à fragilidade na saúde de Freddie Mercury, as gravações tiveram que decorrer num ritmo mais lento, e o álbum acabou sendo lançado somente em fevereiro de 91.

"These Are the Days of Our Lives" é uma das canções que compõem o álbum e foi escrita em grande parte pelo baterista Roger Taylor (em homenagem aos filhos).Trata-se harmonicamente e estruturalmente uma das mais simples canções do catálogo da banda. Os teclados foram programados pelos quatro membros da banda no estúdio. A música acabou por ganhar outra conotação, devido ao estado quase terminal de Freddie Mercury (com broncopneumonia causada pela sida), que viria a falecer no fim deste ano de 1991.

"The Show Must Go On"  foi outra das músicas que compuseram este álbum e muitos dizem que esta foi a última música composta por Freddie Mercury, que posteriormente foi retocada por Brian May. Abordando o tema dos sentimentos do cantor próximo da morte.

A música foi tocada mais tarde num concerto realizado no estádio de Wembley, a 20 de abril de1992, em memória do vocalista.15-10-2013

 

 



Março de 1991

 

"I Wanna Sex You Up" foi um grande sucesso do grupo R&B Color Me Baddin, foi lançada como single da banda sonora do filme "New Jack City" e como primeiro single do primeiro álbum da banda intitulado "C.M.B..". Teve um estrondoso sucesso no Estados Unidos, Reino Unido e Nova Zelândia, onde alcançou o nº1 dos tops! 14-10-2013

 

 



Abril de 1991

 

"Wind of Change" , uma balada da banda alemã Scorpions. Quem a escreveu foi o vocalista Klaus Meine, que se inspirou nos "ventos de mudança" que atingiam a Europa, com a Guerra Fria a terminar, o fim da União Soviética e a queda do Muro de Berlim.

A música faz parte do álbum "Crazy World" e em todo o mundo, este single vendeu mais de 14 milhões de cópias, a banda detêm mesmo o recorde para o single mais vendido por um artista e banda alemã. 17-10-2013

 

 



"Lusitana Paixão" foi a música vencedora do festival da canção e que representou Portugal no festival Eurovisão, ficando em 8 ºlugar.

Interpretada por uma grande voz portuguesa, que não conseguiu consolidar a sua carreira da mesma forma que nos anos 90, seu nome: Dulce Pontes. Teve grande reconhecimento nestes anos, actuando em palcos como o Carnegie Hall e ao lado de nomes como Ennio MorriconeAndrea Bocelli e José Carreras

No seu curriculo conta já com diversos estilos, desde música tradiconal até música clássica ou mesmo pop, daí a própria se definir como uma artista da world music. É compositora, poeta, arranjadora e produtora. A sua actividade artística contribuiu para o renascimento do fado nos anos noventa.  17-10-2013

 

 



Maio de 1991

 

 "Unbelievable" foi escrita e gravada pela banda indie/alternativa/dance music de  Gloucestershire de nome: EMF! A música faz parte do seu álbum de estreia "Shubert Dip", apesar de ter sido lançada no Reino Unido no fim de 1990, só em Maio de 1991 é que foi lançada fora do país, a música chegou mesmo a ser numero 1 em vários tops, incluindo o dos EUA!

Para além deste álbum de que faz parte esta música a banda editou mais 2 álbuns, mas sucesso sucesso foi mesmo este "Unbelievable" e o álbum do qual ele faz parte. 18-10-2013

 

 



Junho de 1991

 

Foi a primeira música gravada para o grande álbum "Screamadelica" dos Primal Scream! A produção coube a Andy Weatherall com um toque nas vozes gospels, misturando com riffs de piano, e remixes da música do filmes "Paris", mostrou uns Primal Scream futuristas e a mostrar um som que influencia totalmente o panorama musical na altura (através do new dance e do indie)!

 

 

 

 

No mesmo mês um americano lança "It Ain't Over 'til It's Over", escrita, gravada e produzida pelo próprio e que faz parte do seu segundo álbum "Mama Said"(1991). Já descobriram quem é? Isso mesmo, Lenny Kravitz! Este é o 2º single do álbum, e é uma balada inspirada em artistas como MotownPhilly soul, and Earth, Wind & Fire. Lenny numa entrevista disse acerca da música: "That song just came out one day, and I knew it had a classic vibe. And I still love that song very much today"!

Nós também gostamos muito dela! 

 

 

 

 

Quem não conhece "Everything I Do (I Do It For You)"!?

A música também foi lançada em 1991 pelo canadiano Bryan Adams, ele escreveu-a em conjunto com Michael Kamen e Robert Lange.

É o primeiro single do álbum "Waking Up the Neighbours" e serviu de banda sonora do filme "Robin Hood: Prince of Thieves." A música ganhou um Grammy na categoria "Best Song Written Specifically for a Motion Picture or Television" em 1992,e foi também nomeada para óscar de melhor música no mesmo ano!

 

18-10-2013

 

 



O primeiro nome da banda era "Os Easy Gents", que se formaram em 1987. Os elementos do grupo eram Paulo Costa (voz), Artur Santos (baixo), José Manuel Afonso (guitarra) e Chipas (bateria).

Após o primeiro lugar no concurso do Rock Rendez Vous, sentindo que as coisas se estavam a tornar mais sérias, mudam de nome para Ritual Tejo, recrutam o teclista Fernando Martins (ex-La Valise) e substituem o baterista por Quim Zé Rebelo (ex-Amen Sacristi).

O álbum de estreia, "Perto de Deus", com produção de Paulo Neves, foi editado em Junho de 1991. Os temas de maior destaque foi esta versão de "Foram Cardos, Foram Prosas", de Manuela Moura Guedes, e "Saudade" dos Heróis do Mar.

 

Outro projecto que estava em altas e que surgiu uns aninhos antes, foram os Resistencia, formados por uma série de grandes músicos. O mentor da ideia é Pedro Ayres Magalhães, que numa primeira sessão experimental contava com apenas nomes femininos ao seu lado como  Teresa SalgueiroFilipa Pais e Anabela Rodrigues
Na reunião seguinte, as vozes femininas dão lugar a um elenco exclusivamente masculino, cujo núcleo duro contou contava com o mentor,TimMiguel ÂngeloOlavo Bilac e Fernando Cunha. Ao rol de artistas permanentes juntaram-se uma série de nomes tais como Alexandre Frazão e José Salgueiro (bateria e percussões), Fredo Mergner e Rui Luís Pereira (guitarras), e Fernando Júdice (baixo). 
A voz de Olavo Bilac juntou-se então às de Tim e Miguel Ângelo, e o elenco estava assim completo, com seis guitarras acústicas, contando com Pedro Ayres Magalhães, Fernando Cunha e Tim, e três vozes principais. Temas como estes "Nasce Selvagem", dos Delfins, e "Não Sou o Único", dos Xutos & Pontapés, foram recriados pelo novo projecto e logo se tornaram nos hinos da Resistência! Em 1994 a banda terminou mas o ano passado voltaram para 2 grandes concertos, ao qual a Johny´s Musicbook teve o privilégio de estar presente na sala do Campo Pequeno completamente cheia e a vibrar com o concerto! (video ao lado) 20-10-2013

 

 



Agosto de 1991

 

Metallica no seu melhor! “Enter Sandman” é das melhores musicas da banda, lançada no seu álbum homónimo. Foi escrita pelos guitarristas Kirk Hammett e James Hetfield, juntamente com o baterista Lars Ulrich. A letra, elaborada por Hetfield, fala sobre pesadelos.
Foi o primeiro single de um álbum bem sucedido que vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo e aumentou dramaticamente a popularidade dos Metallica a nível internacional.

 

Uma das bandas mais admiradas pela minha geração em conjunto com os Nirvana, uma das bandas pioneiras do Grunje, com um estilo e uma forma de estar na industria da música sempre muito própria, fiel aos seus principios. A banda foi formada em 1990 em Seatle (EUA) e desde sua origem que é formada por Eddie VedderJeff AmentStone Gossard e Mike McCready, passando por mudanças na bateria, sendo Matt Cameron, que também compõe o Soundgarden, o actual baterista da banda. 

Construiram até hoje um carreira sólida e são das bandas mais reconhecidas pelo mundo inteiro, tendo vendido mais de 60 milhões de álbuns pelo mundo inteiro.
"Alive" foi o primeiro single dos Pearl Jam, e apareceu no álbum de estreia da banda, Ten, de 1991. Composta pelo guitarrista Stone Gossard, "Alive" originou-se como uma instrumental chamada "Dollar Short" e foi incluída numa demo circulada na esperança de conseguir um cantor para a banda. O vocalista Eddie Vedder obteve uma cópia da fita e escreveu a letra que descreve um relato fictício do tempo em que lhe foi dito que o homem que ele pensava ser seu pai não era realmente o seu pai biológico!

Este ano a banda voltou ao trabalho e editou o muito "fresquinho" (lançado no dia 14 deste mês)  "Lightning Bolt! 21-10-2013

 

 



Setembro de 1991

 

Foi as letras escritas por Sarah Cracknell (actual vocalista) que deram algum visibilidade á bandas e ela é eventualmente o grande sinónimo de Saint Etienne, mas foi Moira Lambert que providenciou a voz no seu primeiro single com sucesso, ‘Only Love Can Break Your Heart’. Uma música algo melancólica, com um groove e algo de dance music, formou o epicentro do seu primeiro LP ‘Foxbase Alpha’, que foi sem dúvida a rampa de lançamento para o grande sucesso da banda inglesa formada em 1990 e que lançou o seu último álbum ('Words and Music by Saint Etienne) o ano passado após uma pausa de 7 anos.

21-10-2013

 

 



Setembro de 1991

 

Foi também neste mês que saiu um dos melhores álbuns de sempre, de uma das bandas que marcam também a história e evolução do panorama musical que hoje vivemos.

Os Nirvana formaram-se em 1987 pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic. Vários bateristas passaram pelos Nirvana, sendo que, o que mais tempo ficou na banda foi Dave Grohl, que entrou em 1990.

No final da década de 1980 os Nirvana estabeleceram-se como parte da cena grunge de Seattle, lançando seu primeiro álbum, Bleach, pela gravadora independente Sub Pop em 1989. A banda eventualmente chegou a desenvolver um som que se baseava em contrastes dinâmicos, muitas vezes entre versos calmos e barulhentos, e refrões pesados. Depois de assinar com a gravadora DGC Records, o grupo encontrou o sucesso inesperado com "Smells Like Teen Spirit"(que vos deixo abaixo), o primeiro single do segundo álbum da banda, e tal como disse um dos melhores álbuns de todos os tempos, "Nevermind"!

Não é fácil escolher duas das várias músicas que compõem o álbum, mas deixo-vos também com outra que teve muito sucesso, "Lithium"!21-10-2013

 

 



A nossa viagem ao ano de 1991 terminou e "não chorem" como o titulo desta música que os Guns and Roses também lançaram neste ano, porque deixámos para voçês um playlist no youtube, caso queiram ouvir tudo de seguida, foram 25 músicas ( e concerteza ficaram muitas outras boas de fora) num ano muito rico em boa música como podem comprovar!

Voltaremos este ano a viajar até esta década de 90..até lá fiquem atentos porque haverá novo tema... 22-10-2013

 

 

 

 



THE END

 

 

 

 



bottom of page