
JOHNY´S MUSICBOOK


--> Antevisão do Cartaz do Festival Super Bock Super Rock 2013!
O Festival Super Bock Super Rock arranca este ano, na sua 19º edição na próxima 5f,6f e sábado (dias 18,19 e 20 de Julho) no Meco e conta com alguns cabeças de cartaz bem conhecidos!
Começamos hoje a falar um bocadinho dele! 15-07-2013


O festival arranca com concertos ás 20h em dois palcos, o Palco Ante 3 e o Palco EDP (os secundários)!
Começamos pelo Palco Antena 3 que é aberto pelos portugueses Trêsporcento, a banda constituida por Tiago Esteves (voz e guitarra), Lourenço Cordeiro (guitarra), Salvador Carvalho (baixo), Pedro Pedro (guitarrista) e António Moura (baterista).
Arrancaram em 2009 com um EP homónimo e dois anos depois com um álbum "Hora Extraordinária", que esgotou na sua primeira edição nas lojas e deu a conhecer o bem sucedido single "Elefantes Azuis". Regressaram de novo com o indie pop rock que os caracteriza com "Quadro", disco lançado em Novembro do ano passado!
Influenciados por Pinck Floyd, Beatles, The Walkmen, Johny Cash ou mesmo Radiohead, a banda promete um concerto precioso e imperdível no Palco Antena 3!
Deixo-vos com o tema "Veludo"! 15-07-2013
1 º DIA
Carrega um estatuto há muito reconhecido e fruto de mais de 3 décadas de dedicação: Kalú é um dos ícones do rock´n´roll português. Fiel aos Xutos e Pontapés desde a primeira hora, com eles tem amrcado a música que se faz em Portugal.
Na longa caminhada dos Xutos, o espaço para uma carreira a solo foi sempre deixado para uma oportunidade que o tempo - a seu tempo - se encarregaria de oferecer.
Como nunca é tarde, a faceta de compositor de Kalú, viu em Janeiro deste ano a luz do dia!
Kalú larga as baquetas para, com a sua voz rouca e sempre entusiasmante, apresentar as suas canções ao público português no dia 18 de Julho, no palco EDP ás 20h! 15-07-2013
20:30 é a hora em que o palco SuperBock, o principal, será estreado neste edição!
Dizem-se quatro miúdas que se juntaram para fazer uma revolução! Uma revolução musical que começou já em Janeiro com o seu primeiro album "Really?!".
Neste álbum disparam música em todas as direcções, sem preconceitos nem compromissos e por isso não dão satisfações! Desde o Pop, Funk, Punk a Kuduro, Disco, Rock, etc...em suma Girl Power à portuguesa!
O quarteto português maravilha, desdobra-se em múltiplos projectos mas o encontro fortuito revelou-se maior do que essas actividades paralelas e as meninas acabaram por ser adoptadas por umas maiores editoras independentes (Chifre)!
Nome da banda: ANARCHICKS! 15-07-2013
Shahryar Mazgani, cantor e compositor luso-iraniano de indie rock, começou a cantar em 2004, cantando Leonard Cohen, Nick Cave e Tom Waits como alguns pontos de referencia da sua voz artistica, e tambem com uma presença em palco digna dessas referidas referencias! A sua chegada ao panorama musical nacional deu-se com a edição do álbum "Song of th New Heart"(2007), muito elogiado pela critica.
Em Abril de 2010 lançou o seu 2ºalbum "Song Of Distance", este ano é novamente ano de novo trabalho com "Common Ground"!
Espera-se um concerto envolvente no Meco ás 21:30 no Palco Antena 3! 16-07-2013
Owen Pallett é discreto, mas sublime. Dono de uma voz delicada e sólida, combinando na perfeição os arranhões singelos e dedilhados compassados no violino. Violinista e cantor de Toronto, o compositor canadiano ganhou nome ao co-assinar arranjos de violino para os Arcade Fire! Tendo já colaborado com outros nomes como The National ou REM.
Uma palete de estilos de músicas variadas que garantem a Owen versatilidade e capacidade inigualável de se adaptar aos projectos que abraça.
Na sua discografia conta já com 3 albuns, este ano chega novo album "Inf Conflict"!
O violino é o centro das suas composições onde o medo de arriscar nao existe, usando vários elementos electrónicos e orquestras inteiras.
Dizem que ao vivo o seu talento sobressai mais ainda, visto que toda esta capacidade de adaptação e improvisação quer a cantar ou a tocar violino com outros estilos dá-lhe um toque diferente!
Um concerto recomendado por nós sem margem para dúvidas!
Ás 21:10 no Palco EDP! 16-07-2013
Apesar dos adiamentos sucessivos do lançamento do álbum da rapper nova iorquina (só se sabe que sai em 2013), é indiscutível que é umas das personalidades musicais do momento e pelas melhores razões! Do EP "1991" A "Fantasea", Azealia Banksdevolveu ao hip hop feminino a irreverencia perdida nos tempos em que a Missy Elliott ainda tomava conta das rimas como poucos sabem fazer.
Sensualidade e provocação nas doses certas, a deixar antever uma estreia em grande ás 21:50 no Palco Superbock!16-07-2013
Com doze anos de carreira, os EFTERKLANG são hoje uma das bandas mais aliciantes do rock experimental europeu. (Já falámos deles quando vieram a Lisboa em Dezembro ao Vodafone Mexefest)
Directamente de Copenhaga, editaram em Setembro "Piramida", saltando directamente para as escolhas de melhores do anos. Com o selo da 4AD de nomes como Blond Redhead, St. Vincent ou Twin Shadow, o quarteto destaca-se pelo doçura com que abraça novas sonoridades, entre guitarras eléctricas e melodias irreverentes!
A não perder ás 22:40 no Palco EDP, a Johnys Musicbook vai lá estar e vocês!?16-07-2013
KINETIC é o alter-ego musical do lisboeta Nuno Mendonça, que se define como um obcecado pela música e pela partilha daquilo que nela o apaixona. Cresceu a ouvir a colecção de discos do pai, que tanto albergava Clash, como Kraftwerk, ou "blues" e synth pop. Em meados dos anos 90 descobre nomos como Jeff Mills, Dave Clark entre outros e torna-se um militante fanático do techno, ao perceber que afinal era possivel transmitir através das máquinas, as mesmas emoções. Em 2006 lança-se neste mundo do techno, e ao longo deste anos os seus sets são recehados de sonoridades pouco habituais em Portugal e foram pouco a pouco despertando atenções por todo o lado!
O DJ actua ás 23h no Palco Antena 3! 16-07-2013
É o guitarrista britânico mais versátil da história da música. Agora, e finalmente, tem um álbum orginal a solo que saiu em Fevereiro deste ano. A revista Mojo classificou o seu álbum "The Messenger" como excelente. Johny Marr, ou John Maher, começou cedo a sua carreira! Britanico, filho de irlandeses, começou a sua carreira aos 18 anos quando formou com Morrisey os The Smiths. Ficou a cargo de todas as melodias da banda, enquanto Morrisey, se encarregava das letras.
Depois dos Smiths se terem separado em 1987, que Marr tem estado bastante ocupado: colaborou com The Pretenders, Petshopboys e ultimament com Modest House e The Cribes.
As inovações de Marr deram um impulso ao renascimento de uma escala completa nos grupos de guitarra britânica. Em 2010 ganhou um famoso prémio devido á sua inspiração que muitas bandas foram buscar aos The Smiths, tais como Stones Roses, Suede, Blur, Radiohead, Oasis, Artic Monkeys e outros mais.
Todos os caminhos remontam a este génio, que nos vai brindar com uma actuação a solo no Super Bock Super Rock deste ano, ás 23:20 no Palco principal, A NÃO PERDER!:)16-07-2013
"Com intrépidas pretensões desde o inicio em 2004, conferiram ao underground português a inovação e dinâmica de que este parecia carecer.
A força e a diversidade transparecidas nos seus sets e dance scene contagiam e harmonizam os espaços de renome onde actuam, dentro e fora do país, cultivando gerações e actuando ao lado de alguns dos grandes nomes da música nacional e internacional como Richard Dorfmeister, Sven Vath, entre outros" by SPSR.
Nome: FRESHKITOS palco Antena 3 à meia noite em ponto! 17-07-2013
Destacados pela NME e pela Mojo com um dos nomes a ter debaixo de olhos, os TOY têm sido umas das sensações do novo psicadelismo britânico e não desiludiram as expectativas levantadas. O álbum homónimo, editado este ano, entrou em várias listas de melhores de 2012 e fez com que se começassem a levantar vozes de milhares de fãs um pouco por toda a Europa, incluindo Portugal. Formados em 2010 por 3 elementos dos Joe Lean & The Jung Jang Jong, começam a dar nas vista um ano depois, em boa parte graças aos The Horrors, que os convidaram para assegurarem as primeiras partes da sua digressão europeia. Agora, a banda maravilha prepara-se para provar a razão de toda a eufora que se gerou á sua volta, fazendo do SPSR a arena perfeita para ecos e reverb, braços no ar e refrões afinados!
À 00:10 no Palco EDP! 17-07-2013
São os cabeças de cartaz do dia!
Quatro álbuns de originais depois do inicio, os ARTIC MONKEYS são umas das maiores bandas do rock da actualidade! O seu último álbum "Suck It And See"(2011) foi considerado dos melhores registos do ano, tornando o quarteto numas das únicas seis bandas de sempre a conseguir ter 4 álbuns seguidos no topo das tabelas britânicas.
Formados em 2002, o grupo liderado por Alex Turner foi um dos bastiões da explosão musical motivada pelo aparecimento do MySpace, tendo conseguido manter a euforia depoletada pelos inesqueciveis refrões de "Whatever People Say I Am, That´s What I´m Not"(2006) quase intacta ao longo dos anos. Dizemos quase, porque a verda é que, de disco para disco, a expectativa aumenta e nem a critíca, nem o público saem desapontados.
Eles são a definição do rock do século XXI, com tudo a que temos direito: riffs potentes, canções que se tornam hinos e carisma que nunca mais acaba!
De volta ao Super Bock após 2 anos, veremos se tudo o que dizemos se mantém!
Concerto à 01:00 no Palco SuperBock! 17-07-2013
Dj, produtor e fundador da Sonic Culture, Expander tem sido incansável na divulgação da música electrónica em Portugal, sobretudo num circuito mais underground. Remisturando estilos que passam pelo IDM, o house, o techno ou o electro, NunoBranco acabou por distinguir-se pela sua abordagem aventureira à pista de dança, oferecendo ao seu público sets imaculados e embebidos num espirito que vai sempre de encontro ao que o público quer. Agora prepara-se para dar música no Palco Antena 3 a partir da 01.15! 17-07-2013
A electrónica dançável tem um novo ícone feminino. Dona de uma sensualidade indiscutivel, os atributos de Nina Kraviz são, também, todos os que se colam às coisas da música.
Nascida em Irkutsk, cidade da inóspida Sibéria, Kraviz mudou-se para Moscovo em 2008, começou a produzir música: um ano depois edita o seu primeiro registo: "Voices".
Este seu primeiro lançamento foi um sucesso empurrando Nina para um reputadissimo clube em Moscovo chamado, Propaganda.
Nos últimos 3 anos transformou-se num dos nomes mais falados do género house, techno e acid.
Os ritmos e melodias que inventa-lhe junta-lhes a sua voz: sedosa e de timbre quente.
O seu álbum foi lançado em 2012, e pode ser ouvido ás 02:30 no Palco Antena 3! 17-07-2013
Os últimos a actuar no 1º dia do festival são alemães vindos de Berlim, Ben Klock e Marcel Dettman, dois DJ´S residentes no reputado clube "Berghain"!
É ás 04:00 no Palco Antena 3! 17-07-2013
2 º DIA
O 2º dia arranca com os 3 palcos com concertos em simultâneo ás 20h!
Começamos pelo palco Antena 3 onde actuam os irmãos "Octa Push".
O seu som é uma mistura de Garaje com Dubstep e outros géneros.
Em 2010 lançaram o seu primeiro EP e este ano é a vez do 1º álbum!! 17-07-2013
Manuel Fúria não é um cantor, tanto quanto o Padre António Vieira não é um escritor! Fúria é um compositor profundamente comprometido com as suas raízes: o Portugal rural!
Lançou a solo "As aventuras do homem aranha"(2008) e integrou o grupo Os Golpes.
Este ano lançou álbum em Janeiro o qual vai nos dar a conhecer ás 20h no Palco Edp com os Náufragos! 17-07-2013
Quem abre o palco principal neste segundo dia, são os Black Rebel Motorcycle Club!
Formaram-se em 1998, são um trio californiano e conta com muitos, muitos seguidores pelo mundo inteiro!
Acabaram de editar o seu 7º trabalho de originais chamado "Specter At The Feast"! Ao longo da sua carreira o rock´n´roll que tocam tem sido sempre temperado por outros géneros como o punk, folk, e até o country. No entanto, esta mistura ressoou, invariavelmente, como uma mais-valia, fortalecendo de melodia as grandes canções que a banda compõem.
Ao vivo, Peter Hayes (voz, guitarra, baixo e piano), Robert Turner (baixo, voz, teclas e guitarra) e Leah Shapiro (bateria e percussão) criam uma atmosfera electrizante que se espalha pulsante pelos sentidos de todos os que se deixam inebriar pela música dos Black Rebel Motorcycle Club!
Ás 20h no palco Superbock!
"Let The Day Begin"!18-07-2013
De Melbourne, Australia, os 3 que constituem os Midnight Juggernatus podem orgulhar-se de, no seu curriculo, poderem incluir passagens por festivais como Coachella, Glastonbury, Primavera Sound, entre outros. Partilharam o palco com nomes com M83, Flaming Lips ou Justice e viram os seus discos serem aclamados pela critica!
Andrew Szekeres, Vicent Vendetta e Daniel Stricker são músicos criativos e peculiares que incorporam na sua música ritmos dancáveis, ricos em electro, um pouco do indie pop dos nossos dias. Donos de dois LP´S e muitos singles, criaram clamor com músicas como esta "Into the Galaxy" ou "Shadows"!
Em 2013 tem novas canções que vão apresentar neste 2º dia de festival ás 21.15 no Palco EDP do SPSR´13!18-07-2013
Não há melómano (indivíduo amante e conhecedor de música) em Portugal que não tenha ouvido falar em Samuel Úria. Pelo menos, no que toca a melómanos cujo interesse reside na música que se faz desde há pelo menos 10 anos. Honrando a herançasdos 3 grandes - Fausto, José Mário Branco e Sérgio Godinho - o seu caminho pelos refrões do no nosso idioma tem sido feito ao sabor do que o século XXI nos oferece e merece ser louvado.
Com um regresso em grande no ínicio do ano, a identidade do músico está ainda vincada nos oncertos surpreendentes que dá.
Desacompanhado e íntimo, com banda e explosivo, não há fórmula que desinteresse. Preparem-se os aplausos para este concerto no Palco Antena 3 ás 21.30 de 6ºfeira!18-07-2013
É com "Oddfellows" editado em Janeiro e considerado uns dos melhores álbuns dos Tomahawk, que arrancaram com uma digressão que vai passar em Portugal no dia 19, ás 21:30 no palco Superbock do SPSR´13!
Intitulam-se como um "supergrupo de rock experimental e metal alternativo". A diversidade musical da banda é o segredo para o sucesso.
"Supergrupo" não é só por ser a designação que se dá a uma banda formada por membros que já têm um passado musical, mas também porque possuem um dos artistas mais versáteis e polivalente do mundo da música, Mike Patton.
Formaram-se em 2000 quando Patton (cantor e teclista dos Fantômas, Mr. Bungle e Faith No More) e Duane Denison (ex-guitarrista de The Jesus Lizard) começaram a trocar ideias. Juntou-se John Stanier e o baixista Kevin Rutmanis (dos The Melvins) que mais tarde viria a ser substituido por Trevor Dunn (ex Mr Bungle).
Em 2001 saiu o 1º álbum homónimo, em 2003 "Mit Gas" e em 2007 uma edição limitada em vinyl "Eponymous to Anonymous"!
Com este último disco, a banda volta a estrada, o que não acontecia desde 2003, e dizem-se dispostos a ir a qualquer lado do mundo ( também eu ia!)!18-07-2013
Os Clã nasceram em 1992 e são hoje, sem margem para dúvidas, um dos projectos musicais de mais sucesso e solidez na música portuguesa. O sexteto formado por Hélder Gonçalves, tem na voz incrível de Manuela Azevedo o elemento mais reconhecido e revelador de toda a aclamação que lhes é conferida. Com 6 álbuns de originais, desde 1996 até 2011 nunca desiludem, demonstrando excelência enquanto músicos de estúdio, ou em palco, apresentando sempre concertos festivos e recheados de uma energia que se propaga para o público. Tocam muito ao vivo, e até já passaram pelo reconhecido festival South by Southwest no Texas.
Multifacetados e capazes de fundir vários géneros, e para várias idades (como este último álbum "Disco Voador" que é dirigido ao público infantil).
Este ano volta ao trabalho com novo disco e prometem dar um grande concerto amanhã ás 22.45 no Palco EDP!18-07-2013
Apaixonado pela música eléctrónica dos anos 90, primeiro como consumidor depois como DJ.
Miguel Neto sempre se inclinou para o house e para o techno. Frequentador assíduo da electrónica Alemã, acaba por ser muito influenciado pela mesma nos seus sets.
Nos últimos anos passou pelos principais palcos de Verão, aqui o ano passado no Sudoeste com outro Dj que também vai estar neste edição do Superbock, João Maria (que actua ás 02h no mesmo palco e vão actuar ambos juntos).
O Dj tem também uma presença mensal no programa de rádio "Assemble Radio" na rádio Oxigénio, para além disto formou também com João Maria a editora com o mesmo nome!
Tudo isto contribui para a reputação de ambos e o seu destaque no panorama musical. 18/07/2013
Foi em Leeds, Reino Unido que, em 2003 Ricky Wilson(voz), Andrew White (guitarra), Simon Rix (baixo), Nick Baines(teclas) e Nick Hodgson(bateria e voz) decidiram juntar-se com um objectivo: actuar no festival de Leeds. Por essa altura estavam longe de pensar no estrondoso sucesso internacional, que iam abrir espéctaculos de U2 ou Green day. A léguas de imaginar, que por exemplo "Employment" o álbum de estreia, ia vendar mais de 2 milhões de cópias, quue ia ter o prémio NME de melhor álbum, bem como iam receber 3 Brit Awards. Em 2007, somam e seguem com "Yours Truly, Angry Mob". Venderam mais de 800 mil cópias no Reino Unido e chegaram ao 1º lugar de disco mais vendidos do ano. Dose semlhante no ano seguinte com "Off Their Heads".
Lançaram em 2011 o seu 4ºtrabalho "The Future is Medieval", de uma forma diferente: divulgaram parcialmente 20 músicas, onde o ouvinte podia escolher 10, colocar na ordem que preferisse e montar a capa com elementos representativos de cada música escolhida. Com o nome inspirado na equipa sul- africana de futebol, e 10 anos depois, os Kaiser Chiefs são das bandas que ao longo do tempo têm conseguido manter a fasquia elevada com sucesso atrás de sucesso!
Os grandes britânico aterram amanha ás 23h no Palco Superbock do SPSR´13!
Concerto a não perder!18/07/2013
Nome próprio latino e tão familiar, MIGUEL é um caso sério da música R&B mundial. De origens mexicanas, o californiano desde cedo aparentou uma personalidade prodigiosa: começou a dançar e a cantar com 5 anos, a escrever canções aos 8 e a produzir aos 11, assinando o 1º contrato artístico aos 13! No entanto, apesar do génio declarado, até ao disco de estreia foi brilhando numa espécie de underground, votado à devoção de um minoria que sabia do seu talento.
Colaborou com Usher no tema "Finding My Way Back", recebendo uma nomeação para um grammy. Depois deste caminho então sim explodiu e começou a aparecer com mais notoriedade!
O ano de 2010 seria marcado por um disco brilhate, apresentando um cantor extraórdinário e muitas vezes comparado a Prince. No ano passado, depois de uma trilogia de EPSs, Miguel edita o seu 2º álbum "Kaleidoscope Dream". Dentro deste álbum destaca-se este tema "Adorn", canção R&B, venceu 5 Grammy´s para os quais estava nomeado.
Músico de uma calibre imensamente valioso...vai de certeza ser um grande concerto, o de hoje, a fechar o palco EDP à 00:00!19/07/2013
São os cabeças de cartaz do dia, já estiveram em Portugal algumas vezes, e já falámos deles imensas vezes!
Não há muitas bandas que se possam orgulhar de ser um dos nomes fundamentais do milénio. Posto isto, os THE KILLERS" são um caso raro de sucesso nos nossos tempos.
Felizmente para nós, 2012 foi o ano de muito aguardado regresso e "Battle Born" chegou em Setembro, arrancando largos aplausos da critica e indo de encontro às expectativas dos fãs que se acumulam pelo mundo fora.
Com 4 álbuns os Norte Americanos conquistaram a ribalta em 2004 com a sua estreia. De "Hot Fuss" sairam temas como este "Somebody Told Me" ou "Mr Brightside", mas a escalada da banda liderada por Brandon Flowers fez-se em sentido ascendente nos discos que se seguiram, 16 milhões de cópias depois, o quarteto de Las Vegas continua a mostrar que veio para ficar e que o seu trabalho ajudou a definir uma considerável margem do rock contemporaneo. Agora preparam-se para aterrar no palco Superbock à 01:00 de hoje e dar um daqueles concertos que perduram na memória dos sortudos que lá estarão a assistir! (como nós!)19/07/2013
Após o concerto dos The Killers é tempo de ir acabar a noite para o Palco Antena 3!
Primeiro temos Julien Bracht à 01:00, um jovem Dj Alemão nascido nos anos 90 que cresce no meio a um ritmo louco e que promete por muita gente a mexer-se!
A não perder!19/07/2013
Quem fecha o 2º dia do festival é o suspeito do costume, Ricardo Villalobos, que tem marcado presença no SPSR assiduamente!
Eleito o melhor DJ do mundo pelo site especializado Resident Advisor em 2008 e 2010, é DJ residente do festival!
Sendo um dos melhores produtores de techno e house, o chileno radicado na Alemanha tem visto o seu trabalhao reconhecido nao só no que toca aos seus temas originais mas também ás suas remisturas!
Ás 03:30 no Palco Antena 3 a fechar em grande o 2º dia!19/07/2013
3 º DIA
Quem abre o último dia são os SURVAILLENCE, um duo poderoso de Shamancore. recentemente criado por Tiago Martins e Inês Lobo.
A banda apresenta o seu primeiro trabalho, um EP com 7 faixas! Dizem que tem muita qualidade, veremos, ás 19h no Palco Antena 3!!19/07/2013
Depois de 5 anos sem editar, os TARA PERDIDA lançam novo álbum este ano " Dono do Mundo". Este é o single de apresentação " O que é que eu faço aqui?" da banda que já conta com 18 anos de carreira donde fazem parte 7 álbuns!
Concerto é às 19:30 a abrir o Palco EDP amanha!19/07/2013
Confesso que desconhecia totalmente esta banda, ainda por cima Portuguesa, mas gostei da sonoridade dos mesmo!
Formaram-se em 2003 e até aos dias de hoje já deram imensos concertos por Portugal e além fronteiras, já contam com 2 álbuns no seu currículo!
Faltava a estreia no SPSR, ainda para mais no palco principal, o Superbock ás 20h!
"Feel my Grace"!19/07/2013
Nasceram em 2010, são um super quarteto composto por Gonçalo Kotowicz, Rui Guerra, Miguel Costa e André Gonçalves.
"Ultrabomb", editado em Novembro do ano passado é o álbum de estreia da banda lisboeta que mereceu desde logo, a atenção da critica nacional e internacional, bem como de músicos dos mais variado quadrantes!
Mais que razão suficiente para nos surpreender também ás 20h no Palco Antena 3!19/07/2013
Os bons não têm idade e os ASTERISCO CARDINAL BOMBA CAVEIRA são disso exemplo. Ainda adolescentes, os 4 amigos, Pedro Baptista ( baixo e voz), Tomás Cruz (guitarra e voz), Vasco Cardoso (guitarra e voz) e Zé Costa ( bateria e voz), fazem daalegria de tocar e da paixão pela música, elementos pulsionadores de uma sonoridade bem jeitosa, perfeita para dias quentes e felizes! Com o EP homónimo lançado em 2011 os ACBC compõem canções pop que se colam facilmente ao ouvido. O seu som tem parecenças com bandas como The Strokes ou Real Estate.
Terão disco novo muito brevemente e tocarão certamente hoje muitas dessas músicas que o irão compor, ás 20:50 no Palco EDP!20/07/2013
Com 20 anos de carreira, aproveitaram estas duas décadas de vida e lançaram em meados de Junho de 2012 o EP "Little Infinity". Wheeler, Mark Hamilton e Rick McMurray são os irlandeses Ash. Diz-se que o nome resultou da primeira palavra que gostaram no dicionário.
Rapidamente se lançaram a temas originais e acabaram por se inspirar em bandas grunge como os Pixies e os Nirvana. "1977" foi o 1º álbum de estúdio, altura em que Charlotte Hatherley se juntou à banda. Uma forte presença desta guitarrista, compositora e vocalista que resultou em mais 3 álbuns de sucesso: "Nu- Clear Sound", "Free All Angels" e "Meltdown". Charlotte acabou por deixar a banda em 2006 para abraçar uma carreira a solo, mas os Ash continuaram o caminho e em 2007 lançaram "Twilight of the Innocents" que levou os irlandeses a uma digressão pelo Reino Unido. A partir daí disseram que iriam deixar de editar álbuns e apenas editariam singles, donde posteriormente chega "A-Z Series": 27 singles num ano, um single por cada letra do alfabeto, este "Return of White Rabbit" foi o primeiro e teve grande sucesso.
De acordo com uma revista britânica, onde fizeram uma listagem de bandas obrigatórias ver antes de morrer os Ash figuram no 2º lugar, será verdade? veremos ás 21.20 de hoje no Palco Superbock!20/07/2013
Mais conhecido como o carismático líder dos Devil In Me, uma das mais importantes bandas hardcore nacional, Apolinário Correira(Poli) lançou-se em 2008 sob um novo desafio com o seu projecto a solo: SAM ALONE. Depois dos discos "Dead Sailor" e do EP "Restless", chegou em 2012 "Youth In The Dark", um autentico manifesto de Folk Rock Indie, que bebe influencias de Johny Cash, Bob Dylan entre outros. SAM vem acompanhado pelos Gravediggers, uma big band que tem elementos de outras conhecidas bandas nacionais!
Será certamente um concerto intimista este ás 21:30 no Palco Antena 3!20/07/2013
Há muito a viverem no artisticamente bairro de Brooklyn, Nova Iorque, os WE ARE SCIENTISTS são um dos bons exemplos do movimento índie influenciado por tudo o que resultou da era pós punk.
Originalmente formados em 2000 por Keith Murray e Chris Cain, a eles e mais tarde juntou-se o percussionista Michael Tapper - substituido desde 2009 por Andy Burrows. Nos primeiros anos do milénio editaram 4 discos, "Safety, Fun and Learning (in that order)"(2003) foi o primeiro, mas viria a ser o 2º aquele com mais êxito: "With Love and Squalor" e que mais tarde os poria a tocar com os ingleses Editors.
Influenciados por Bowie e Velvet Underground, compõem puzzles perfeitos de estilos com elementos rock dos anos 70 e 80 encaixados com elementos de tempos mais próximos.
Em 2013 devem apresentar novo trabalho e é bem provável que hoje se ouvirão novas canções que iram compor esse álbum, a não perder hoje ás 22:05 no Palco EDP!20/07/2013
Com apenas 28 anos, GARY CLARK JR. é já visto como o futuro do chamado Texas Blues. "Black and Blu" é o seu 1º trabalho de estúdio, lançado o ano passado, no qual a revista Rolling Stone colocou no nº27 do top 50 de discos do ano de 2012. Antes tinha dado que falar com os seus EPs, ele que dedilha guitarras com um perspicácia e astucia surpreendente!
Diz-se influenciado pelo hip-hop, soul, blues e jazz. E é precisamente nesta diversidade musical que se passeia com um à-vontade comum apenas aos grandes veteranos. Já partilhou o palco com Eric Clapton, John Mayer, Alicia Keys, Rolling Stones entre outros.
A pericia e a genialidade ao vivo de Gary Clark Jr, salta dos festivais norte americanos (que tem tanto feito) para o SPSR´13 na sua estreia em Portugal, a não perder, o que será provavelmente dos melhores concertos do dia (logo veremos!), ás 22:50 no Palco Superbock!20/07/2013
Mary B gostam de criar atmosferas intimistas e sofisticadas, o que lhe tem valido vários convites para actuar em diferentes contextos. Já fez primeiras partes em concertos de Nithin Sawhney ou Thievery Corpoaration, actuou em festivais ao lado de nomes como Laurent Garnier, Dixon ou 2ManyDj´s, mas também tem levado a sua refinada selecção musical a festas privadas e outros eventos. Explora a sua ligação à musica na Rádio Oxigénio, com o programa "Ultraleve" todos os sábado e domingos das 19h às 20h.
O maior trunfo de MARY B é a perspectiva feminina e abrangente que tem da produção musical e a forma como usa a música para interagir com diferentes pessoas em diferentes situações.
Ao vivo hoje, Às 23h no Palco Antena 3!20/07/2013
!!! ou também conhecidos como Chk Chk Chk, formaram-se em 1996.
São californianos e editaram o seu álbum homónimo de estreia em 2000, em 2004 novo álbum "Louden Up Now"!
Com letras de cariz político, rapidamente se tornaram num clássico de estilo dance rock. Em 2005 lançam uns EP´s e em 2007, "Mith Takes In" é o 3º álbum, seguido de "Strange Weather, Isn´t It?", três anos depois, que mantém a fasquia elevada relativamente ás expectativas dos fãs.
Regresso em grande marcado para este ano, em finais de Abril como novo trabalho "Thr!!!er", em que conciliam o seu amor na construção de música dança e electrónica.
Famosos pelos seus concertos únicos, são absolutamente implacáveis em palco, esperemos que não fuja à regra hoje ás 23:35 no Palco EDP!
"One Girl/One Boy"!!!20/07/2013
Rui Vargas é um divulgador de música de dança (e não só...) nato. Seja qual for o registo, os pontos de contacto que estabelece entre coisas aparentemente distantes é algo que faz com a naturalidade que um conhecimento enorme permite. Talvez por isto tudo, a partilha da cabine com André Cascais pareça tão natural a quem conhece os dois. É que André Cascais comunga de tanto do que já foi dito, desde a procura à divulgação a colocar o disco certo para o momento certo!
Ás 12 badaladas no palco Antena 3 lá estarão!20/07/2013
Com mais de 15 anos de carreira, os QUEENS OF THE STONE AGE tornaram-se o sinónimo de rock por excelência e são eles sem dúvida o grande nome deste Cartaz do SPSR´13!
Com Josh Homme à cabeça (vocalista e guitarrista), fundador da banda norte americana de Palm Desert, California em 1997, da qual fazem parte ainda Troy Van Leeuwen (guitarra e voz), Joey Castillo (bateria e percussão) e Michael Shuman (baixo e voz), a quem se juntou Dean Fertita (teclados, guitarra) em 2007, tornou-se um caso raro de euforia colectiva: apesar de estarem há 5 anos sem editar nada novo, tem sido sistematicamente um dos nomes mais pedidos por milhares de fãs, incluindo nós cá.
Felizmente este 2013 foi mágico para os fãs, com a banda a voltar ao activo, editar novo álbum, com a colaboração do inestimável Dave Grohl e a vir a Portugal!
Mais do que uma banda que vive no Séc. XXI os QOTSA redefiniram a sonoridade stoner, levando os riffs e o peso de um bom baixo muita para lá da satisfação que é ouvir uma boa distorção ou amplificação. Os refrões que assinaram são, hoje, muitos mais do que singles de sucesso, são marcas de uma geração que não se esqueceu do que é o rock moderno!
Se há concerto obrigatório a assistir este ano, é sem dúvida este hoje no Meco à 00:30!20/07/2013
Após o grande concerto anterior, é tempo de ir até ao palco EDP onde Digitalism (DJ set) nos às 02:00!
O destino é revelador e esta dupla germãnica resulta de uma amizade que cresceu entre dois funcionários de uma loja de música.
Como duo, os DIGITALISM, produtores e Djs Jens "Jence" Moelle e Ismail "Isi" Tufekçi, arrancaram com uma reinterpretação do clássico dos The White Stripes "Seven Nation Army". O trabalho resultou e os estes especializaram-se na reinvenção em formato remistura de hinos do Indie!
Já tem dois disco de originais "Idealism"(2007) e "I Love You Dude"(2011), confirmando-os como um valor seguro capaz de incendiar as pistas de dança com temas de autor ou travestindo de forma mágica as melodias dos outros!20/07/2013
Depois o resto da noite é no Palco Antena 3, onde vai estar aquele que é provavelmente o DJ mais conhecido e admirado do mundo, CARL CRAIG, ele que tem uma carreira já de 2 décadas!
É americano e estreou-se em 1989, e desde muitos álbuns a EP´S, já colaborou com bandas como os LCD Soundsystem, Hot Chop, Goldfrapp e outros!
O ponto alto para os amantes da música de dança ás 02h!20/07/2013
Quem encerra o festival e a sua 19º edição é o também americano Josh Wink, que vem de Filadélfia e começou a tocar ainda adolescente em festas privadas. Só quando a idade o permitiu é que se tornou DJ profissional!
É creditado como um dos fundadores do movimento das festas raves e considerado, pela sua competencia e técnica, como um dos mais qualificados DJs na arte de cozinhar diferentes estilos de música de dança como techno, house e acid.
Nos anos 90 criou a editora Ovun Recordings e uma série de hits que lhe garantiram a imortalidade: como este "Dont Laugh", ou "I´m Ready".
Apaixonado, festivo e sempre inovador, vai-nos brindar com novos trabalho que já nao editava ao fim de 4 anos, o single "Balls" é exemplo disso!
Portanto para os amantes é pecado grande perder esta actuação hoje a fechar o festival!!20/07/2013