
JOHNY´S MUSICBOOK

--> Antevisão do Cartaz do Festival Optimus Alive 2013!

Aquele que é provavelmente o melhor cartaz no que toca a festivais de verão de 2013 vai acontecer no próximo mês de Julho (dias 12,13 e 14) e vai levar a Algés mais de 100 concertos, distribuídos por 4 palcos ("Optimus", "Heineken", "Optimus Clubbing" e "Coreto Red Bull Music Academy Radio") e pelo Pórtico de entrada do festival!
O pontapé de saída dá-se ás 17h em dois palcos, no Heineken e no Optimus Clubbing!
Daqui a bocadinho vamos falar um pouco das duas bandas que entram em acção! 27/07/2013
Quem vai inaugurar o palco Optimus Clubbing são os portugueses "Quelle Dead Gazelle", um duo instrumental constituido por Miguel Abelaira e Pedro Ferreira, que vai estar presente no festival devido ao facto de terem ganho a edição deste ano do Festival Térmómetro (criado em 1994, pelo radialista Fernando Alvim, que já distingiu nomes como Ornatos Violeta, Noiserv, B Fachada, Mazgani, Salto e Richie Campbell), e que contou com 20 bandas e artistas individuais, que actuaram em diferentes bares, entre Lisboa e Porto.
Formados em Janeiro de 2012, os Quelle Dead Gazelle tocaram já no Vodafone Mexefest, no Cabaret Maxime, em Lisboa, e integraram o lote de bandas vencedoras do festival de bandas de Paredes de Coura, no Verão passado, actuando no Hard Club, no Porto, e no festival minhoto.
Deixo-vos com "Afrodita"!27-06-2013
Exactamente á mesma hora mas a estrear o Palco Heineken (o 2ºpalco mais importante do recinto) é Two Inch Punch!
Parece o nome de uma banda mas é apenas o projecto de uma pessoa: Bem Ash, músico e produtor Londrino, tem algumas semelhanças com James Blake,tem muito dubstep nas suas músicas e já mixou bandas como os Metronomy ou AlunaGeorge (que também vai estar presente neste cartaz).
Eu pessoalmente desconhecia por completo mas fiquei muito curioso para ver o que vai fazer nos próximos tempos, visto o pouco que tem ter já muita qualidade! Para mim está ao nível de um Jamie XX e do próprio Blake!
Sem dúvida um bom começo naquele que é o meu palco preferido do festival!
Deixo-vos com um dos temas, "Moonstruck"!27-06-2013
Após a banda portuguesa, entra no palco Optimus Clubbing ás 17.45 o britânico Jamie N Commons considerado por muitos um dos maiores talentos da sua geração, muitas vezes comparado a Tom Waits e Nick Cave, trazendo os dois EPs por si já lançados – “The Baron” e “Alex da Kid” – na bagagem!28-06-2013
"Gold Panda" é o 2º nome que se segue no palco Optimus Clubbing ás 17:50!
De origem inglesa, o produtor passou boa parte da vida a relacionar cultura e costumes orientais na sua forma de trabalhar, aproximação que se ampliou de forma significativa depois de uma temporada de vivência no Japão! É justamente dentro desse cenário moldado em cima de referências, tradições e sons tão característicos que o artista trouxe em 2010 o experimental e naturalmente climático Lucky Shiner, primeiro grande trabalho da carreira e um resgate voluntário de todos os elementos que marcam os sons orientais!
Espécie de estrangeiro dentro do próprio país, Panda lentamente reaproxima-se dos sons e preferências instrumentais firmadas na eletrônica inglesa recente com o seu mais recente trabalho "Half of Where You Live" (Junho de 2013) que vai apresentar em Algés ao público português!28-06-2013
Ás 18:40 Two Inch Punch volta ao palco para dar mais música e preparar provavelmente o terreno para a banda que segue depois, AlunaGeorge, da qual já mixou algumas músicas!!29-06-2013
Quase ao mesmo tempo entram em acção as Deap Vally, banda formada por 2 meninhas californianas, Lindsey Troy (vocais e guitarra) e Julie Edwards (bateria). O seu som tem algumas parecenças com White Stripes ou Led Zeppelin, mas versão feminina da coisa!
O engraçado é como a banda se conheceu...a maior parte das bandas formam-se por serem amigos, colegas de escola/faculdade basicamente, neste caso formaram-se numa loja de crochê!sim isso mesmo, Julie dava aulas lá e Lindsey foi se inscrever para aprender e pum...lindsey mostrou um solo á sua professora Julie, e a partir daí a coisa deu-se e apareceu as Deap Vally, há mais ou menos um ano e uns meses!, e tem dado muito que falar!
O primeiro álbum saiu em Maio deste ano e desde essa altura as meninas tem andado em digressão com os The Vaccines e ainda vão abrindo alguns concertos dos Muse!
Deixo-vos com "Bay I Can Hell"!
(Entretanto ás 18h já começou o 1ºconcerto do dia no palco principal..vamos já falar dele...)
29-06-2013
Stereophonics - Palco Optimus - 18h
Já não são propriamente novos nestas andanças os Stereophonics, banda britânica formada em 1992 e composta por Kelly Jones (voz, guitarra, piano), Richard Jones (baixo), Jamie Morrison (bateria) e Adam Zindani (guitarra).
Na sua discografia já fazem parte 8 álbuns, com músicas de granda sucesso, como por exemplo "Dakota"!
O mais recente album é deste ano (lançado em Março), "Graffiti on the Train", album que vem apresentar ao Optimus Alive, do qual faz parte esta nova música "Indian Summer"! 29-06-2013
Biffy Clyro - Palco Optimus - 19:10
Continuamos pelo palco principal e quem entra em acção é a banda escocesa Biffy Clyro composta por Simon Neil (guitarra e vocalista principal), James Johnston (baixo, voz) e Ben Johnston (bateria e voz). A banda foi formad a em 1995 e desde aí já editaram 6 álbuns de estúdio. São uma banda que vende muito principalmente no Reino Unido mas que tem mts fãs espalhados pelo mundo, principalmente desde 2009 com o lançamento dos singles "Mountains" e "That Golden Rule".
Este ano vem até Portugal com novo album intitulado "Opposites" da qual faz parte esta música "Biblical"!
30-06-2013
AlunaGeorge - Palco Optimus Clubbing - 19:45
Voltamos ao palco Clubbing onde Two Inch Punch prepara a abertura para os AlunaGeorge, banda da qual já falámos pela primeira vez em Outubro do ano passado com o seu primeiro single "Your Drums, Your Love", onde destacámos que seria uma banda a ter em conta num futuro muito próximo, mais tarde a BBC, no inicio deste ano considerou-a como a 2ª banda mais promissora para 2013!
Ora bem, e em poucos meses eis que o dupla britânica composta por Aluna Francis e por George Reid estreia-se em Portugal no Optimus Alive já com muitas boas criticas e um álbum lançado este ano (Body Music), veremos se correspondem à realidade!
A não perder!
30-06-2013
Japandroids - Palco Heineken - 19:50
A banda É originária de Vancouver (Canadá) e foi formada em 2006 por Brian King (guitarra/voz) e David Prowse (bateria). Contavam até Junho deste ano com duas EPs e um álbum, Post-Nothing, lançado em 2009 e aclamado pela crítica, este ano tem novo trabalho intitulado "Celebration Rock"!
O ano passado actuaram em Paredes de Coura, este ano é a vez de descerem ao Sul para actuarem no Optimus Alive! 30-06-2013
Two Door Cinema Club - Palco Optimus - 20:25
Se há coisa que esta banda ultimamente conhece são palcos portugueses de festivais, os últimos anos nunca tem falhado, há 3 anos tiveram no Paredes de Coura, o ano passado no Sudoeste TMN e este ano no Optimus Alive!
São uma banda nova, no entanto já colocámos tantas músicas deles na nossa página que já perdemos a conta, esta é apenas mais uma, "Sleep Alone", música que faz parte do último álbum da banda inglesa ("Beacon", o seu segundo de originais)!
O que vos posso garantir (porque já tive o privilégio de os ver ao vivo) é que dão um concerto super animado, que nos cativa de principio a fim!
Outro concerto a não perder e sem dúvida uma boa preparação para o que se segue no palco principal! 30-06-2013
Huxley - Palco Optimus Clubbing - 20:35
Huxley é um dos novos produtores da mais fresca vaga house britânica que tem vindo a dar que falar desde à dois anos atrás. Com uma vincada influência do movimento rave do UK e um groove a lembrar os tempos áureos do garage, a música de Michael Dodman é sinónimo de festa. 30-06-2013
Dead Combo - Palco Heineken - 21h
Ás 21h é hora de entrarem em cena os portugueses Dead Combo, banda com influencias como o fado, o Rock, as bandas sonoras dos Westerns, bem como música da América do Sul e de África. Eles são 2, Tó Trips (guitarras) e Pedro V. Gonçalves (contrabaixo, kazoo, melódica e guitarras). Os membros conheceram-se em 2001, quando no final de um concerto, Tó pediu boleia a Pedro sem saber que este não tinha carro. Foram então ambos a pé até ao Bairro Alto e, no meio da conversa, surgiu a ideia de gravarem um álbum em tributo ao génio da guitarra portuguesa, Carlos Paredes.
A pouco e pouco foram surgindo os Dead Combo, sendo 2002 referido pela banda como o ano definitivo da sua formação. Em 2004 viriam a lançar o seu álbum de estreia, cuja sonoridade inovadora foi recebida com entusiasmo pela crítica portuguesa.
Em 2012, abrem-se novas portas aos Dead Combo. Dão um grande concerto na Aula Magna, aparecem no programa culinário de Anthony Bourdain sobre Lisboa e, consequentemente, entram no top 10 do iTunes americano. São convidados a actuar na estreia de Cannes do filme "Cosmopolis", realizado por David Cronenberg e produzido por Paulo Branco.
Tem actualmente tem 4 álbuns, o último de 2011 chama-se Lisboa mulata, tal como a música que vos apresento! 30-06-2013
Shadow Child - Palco Clubbing - 21:35
Voltamos ao palco Optimus Clubbing e encontramos Shadow Child, um dj britanico (Simon Neale) com o seu house a fazer mexer toda a gente em Algés!;p30-06-2013
Green Day - Palco Optimus - 21:55
O álbum Dookie dos Green Day foi provavelmente dos que mais marcaram a minha adolescência, nem sei bem a quantidade de vezes que o ouvi mas foram certamente muitas, quer seja a primeira k7 que tive e depois o cd que mais tarde me ofereceram!
São os grandes cabeças de cartaz do festival, juntamente com Depeche Mode e Kings of Leon!
O que se espera é muito simples, um concerto cheio de músicas, cheio de energia e, quase de certeza, completamente cheio, visto a banda ter imensos fãs em Portugal!
Para quem não sabe a banda já tem muitos anos, formada em 1987 na Califórnia. A banda é composta por três membros: Billie Joe Armstrong (guitarra e voz), Mike Dirnt (baixo) e Tré Cool(bateria).
O nome inicial era Sweet Children, com o baterista Al Sobrante( que mais tarde abandonou). Em 1989, a banda mudou para o nome actual, logo após lançou o seu primeiro álbum de estúdio 39/Smooth.
Seguiram-se muitos álbuns, em 1992: "Kerplunk!", 1ºálbum com a formação actual, que fez relativo sucesso, sendo recrutado pela Reprise Records, um ano depois. Em 1994, Dookie, terceiro disco do grupo, revela os Green Day não só para os Estados Unidos, como para o mundo. A banda tem sucesso imenso com as músicas Basket Case, She, When I Come Around e Welcome to Paradise, mas não pára por aí. Logo em 1995, promove seu quarto disco: Insomniac. Nimrod é o seguinte. Em 2000, chega Warning, quinto trabalho de estúdio do trio. As músicas Waiting, Warning e Minority são os destaques.
O passo mais ambicioso na carreira da banda viria em seguida. A Ópera Rock, American Idiot, de 2004, é o álbum mais elogiado da banda e foi sucesso de crítica e público. American Idiot, Boulevard Of Broken Dreams e Wake Me Up When September Ends dominam os tops e elevaram os Green Day a um dos principais nomes do rock no planeta. Com American Idiot, o trio leva o Grammy de melhor álbum de Rock.
Ao todo são 11 albuns de estúdio, dos quais 3 (sim 3!) editados em 2012, "Uno", "Dos" e "Tré"! Resultado: hospitalização de Billie (vocalista) por excesso de alcool e abuso de drogas após um concerto no final de 2012 em que o mesmo se "passou completamente" ao ver que tinha apenas um minuto de concerto enquanto tocava Basket Case. Billie Joe Armstrong reclamou, disse que está na estrada desde 1988 e soltou a seguinte frase: “Não sou a porra do Justin Bieber, seus filhos da puta!”.
A banda cancelou uma série de concertos mas voltaram em 2013 com o cantor já recuperado, esperemos para ver o que nos reservam em Portugal, uma coisa é certa concerteza, deixem-nos tocar o tempo que for preciso!! 30-06-2013
Jessie Ware - Palco Clubbing - 22:55
Acabando o concerto dos Green Day recomendo-vos a darem um pulinho até ao palco Optimus Clubbing para verem Jessie Ware, artista nomeada com o seu album "Devotion" para um dos melhores do ano passado pelos famosos Mercury Prize!
A inglesa que ficou famosa com o tema "Running" tem 28 anos e foi já voz de apoio do cantor SBTRKT (que teve o ano passado no festival) e vem pela primeira vez ao nosso país a solo mostrar o que tão bem sabe fazer!
A não perder! 30-06-2013
Edward Sharpe & The Magnetic Zeros - Palco Heineken - 22:30
Se eu estivesse no festival neste dia, um dos dilemas que teria era como iria fazer para tentar assistir a este concerto e ao de Jessie Ware no outro palco, uma vez que são dois bons concertos, provavelmente iria ver o inicio deste e depois passaria para o outro, não sei, mas para quem vai aconselho a ver um bocadinho dos dois!
Quanto a esta banda é bem grande, são 10 elementos ao todo e mal cabem num palco e, ao contrário do que o seu nome sugere, o seu líder não se chama Edward Sharpe mas sim Alex Ebert, que está num plano hierárquico quase igual ao dos seus companheiros, incluindo a sua proeminente namorada Jade Castrinos que toma parte nalgumas vocalizações.
Alex Ebert, na verdade, parece-se com Jesus Cristo. Usa cabelo e barba comprida, e uma veste branca tal e qual o Deus encarnado e os seus discípulos. O seu comportamento exuberante nos concertos e a retaguarda rock da sua banda fazem de Ebert uma ilusão de Jesus Cristo Superstar!
Na sua discografia contam com 3 álbuns, o último muito recente mesmo, de Junho!
Uma estreia da banda em Portugal, deixo-vos com uma das músicas mais conhecidas "Home"!
Boa Noite e boa semana a todos! 01-07-2013
Dusky - Palco Clubbing - 23:55
Os produtores londrinos Alfie Granger-Howell e Nick Harriman criam house music que é inseparável do que é a tradição do género, mas que traz consigo uma ambição mais alargada e um ângulo que os aproxima da cena underground britânica. Fresco, clássico e ao mesmo tempo contemporâneo, mas sem dúvida deles, o som dos Dusky é influenciado por uma série de géneros, que vão do deep Detroit techno ao garage do Reino Unido, sem deixar de lado a eletrónica mais clássica e avant-garde. 01-07-2013
Vampire Weekend - Palco Heineken - 00:00
Formados em 2006, os Vampire Weekend chamaram atenções logo por ocasião do lançamento do seu single de estreia,"Mansard Roof", editado em finais de 2007, antecedendo a chegada de Vampire Weekend, aclamado primeiro álbum que apresentaram poucos meses depois, já em 2008. Em 2010 o álbum Contra confirmou e solidificou o estatuto que entretanto haviam já conquistado.
A banda nova-iorquina lançou recentemente um novo álbum, Modern Vampires of The City, do qual já falámos na nossa página, após este lançamento a banda entrou numa grande digressão do qual faz parte a visita ao nosso país no dia 12 no Festival Optimus Alive´13!
Um dos grandes concertos a não perder neste dia! Ya Hey! 01-07-2013
Steve Aoki - Palco Optimus- 01:00
É hora de voltar ao palco principal para ouvir um dos djs do momento, o americano com origens orientais, Steve Aoki! O electro house é o seu forte, ele que é também produtor e fundador da Dim Mak Records. 01-07-2013
Disclosure - Palco Clubbing - 01:15
Outro dos nomes muito aguardados no festival é duo inglês Disclosure, que orienta o seu som á volta do chamado deep house e garage house!
É quase certo que vai ser um concerto mexido, cheio de ritmo e com batidas super boa onda, dos irmãos que estão a ficar cada vez mais famosos, Guy e Howard Lawrence!
Recomendo vivamente a assistirem, caso estejam no 1ºdia do festival! 01-07-2013
Crystal Figthers - Palco Heineken - 01:45
Já tiveram em Portugal no festival Paredes de Coura, agora vão se estrear no festival de Algés!
São uma banda inglesa/espanhola formada em Navarra, Espanha em 2007 e composta por Sebastian Pringle (voz e guitarra), Gilbert Vierich (teclas e guitarra), Graham Dickson (guitarra) e Eleanor Fletcher (voz).
O seu album de estreia data de 2010 e este ano editaram o seu 2º trabalho "Cave Rage", lançado no final de Maio! 02-07-2013
Mosca - Palco Clubbing - 02:15
Praticamente impossível de categorizar, pelo uso que faz de vários géneros da eletrónica, Mosca é um dos nomes mais entusiasmantes da atualidade. Do deep house ao techno, passando pelo grime e pelo dancehall, o som de Mosca é facilmente reconhecível pelo groove e noção de ritmo. Nas atuações como DJ, Mosca dá-se ainda a mais liberdades, como misturar kuduro com 2-step ou combinar Wu-Tang Clan com slow house. 02-07-2013
Death From Above 1979 - Palco Heineken - 03:00
Quem fecha o palco Heineken no 1ºdia de festival são a dupla canadiana de noise rock/stoner rock/eletrônico "Death From Above 1979".
A banda é formada por Jesse F. Keeler no baixo/sintetizador e Sebastien Grainger na voz e na bateria. Recusando-se a contratar um guitarrista, a banda é apenas baixo/bateria, e toca alto a sua mistura de música pesada e dançante! (banda acabou por ter de cancelar este concerto) 02-07-2013
Red Light - Palco Clubbing - 03:15
O 1º dia de festival termina no palco Optimus Clubbing com Red Light, um dos DJ's mais importantes da cena dancehall, house e grime de Londres, Redlight conta já com dois singles que alcançaram o top 20 de vendas no Reino Unido: “Get Out My Head” e “Lost in Your Love”. O novo single “Switch it Off”, já apresentado pela Fact Magazine, promete ser uma das músicas incontornáveis das pistas de dança nos próximos meses.02-07-2013
O 2º dia do festival arranca com os vencedores do Optimus Live 2013,os portugueses "Time for T" ás 17h no Palco Optimus Clubbing!
Ao vencerem este concurso garantiram a sua presença bem como a gravação de um álbum através da Optimus Discos.02-07-2013
Ás 17:45 é a vez da banda oriunda de Brooklyn, Nova Iorque (a meca do rock alternativo) entrar em cena, os DIIV!
Começaram em 2011 e rapidamente deram nas vistas nos circuitos underground. Após a edição de vários singles, que caíram na graças dos internautas, os DIIV editaram o primeiro álbum
"Oshin", em Junho do ano passado. O disco foi um sucesso, e muito referenciado pela imprensa especializada, a pitchfork considerou-o mesmo um dos 50 melhores de 2012, e a banda passou a ser um dos nomes mais seguidos na nova música norte americana.
A única coisa que faltava na sua curta carreira era um concerto em Portugal, mas a lacuna vai ser preenchida, no dia 13 no Palco Heineken! A não perder!02-07-2013
SwitchSt(d)ance é um nome difícil de decorar, mas a música fica no ouvido. Soa estranha ao inicio, confusa até, uma espécie de batida fora do ritmo, demasiado lenta, densa, desconhecida, real.
Marco Antão é o homem por detrás do nome, residente na discoteca Lux há 3 anos, já partilhou a cabine de Dj com grandes nomes da música electrónica!
Ás 17:50, dia 13 no Palco Optimus Clubbing!02-07-2013
Quem estreia o palco principal no 2ºdia do festival são os portugueses OqueStrada, que além dos seus maiores sucessos vão também interpretar "o teu murmúrio", single novo da banda que deve chegar ás radios muito breve.
Após deambularem por Portugal em modo auto-suficiente durante alguns anos a espalhar sementes para a craição de um inovador movimento acústico urbano, os OqueStrada editaram em 2009 o seu 1ºalbum "Tasca Beat O Sonho Português", que os colocou de imediato debaixo do olhar atento do público e da critica. O sucesso do album levou-os ao estrangeiro e garantiu-lhes um convite para acutarem o ano passado no prestigiado Concerto do Prémio Nobel da Paz, em Oslo , ao lado de nomes como Kylie Minogue e Seal. De momento em estúdio a preparar o novo album, a editar ainda este ano, os OqueStrada estreiam-se no Optimus Alive neste dia 13 no Palco Optimus!02-07-2013
How To Dress Well - 19h Palco Optimus Clubbing
Quando Tom Krell está em palco ou a criar música dá pelo nome de How To Dress Well, um projecto tão eclético que é dificil de categorizar. "By Optimus Alive"!
Muito eclético este som sem dúvida, deve ser um concerto engraçado!:)02-07-2013
18h50m Wild Belle no Palco Heineken!
Os irmãos Elliot e Natalie Bergman, sem ligação que se conhecça a Ingmar, formam os Wild Belle, que editaram em Março deste ano o disco de estreia "Isles". Um indie rock solarengo, como só os norte americanos parecem saber fazer, é o estilo que melhor caracteriza o primeiro álbum da dupla de Chicago, liderada pela voz de Natalia. Elogiados por meios tao variados, os Wild Belle parecem ser um caso raro que agradem a "gregos e a troianos"!
Se o sol tiver tímido concerteza que os Wild Belle vão chamar por ele!02-07-2013
Jurassic 5 19h10m no Palco Optimus
O mitico colectivo de hip-hop norte americano formado por DJ N-Mark, Cut Chemist, Chali 2Na, Zaakir, Mark 7even e Akil é nome fundamental da cena hip-hop old school de Los Angeles, os Jurassic 5 refressaram este ano aos palco após ausencia de mais de 6 anos, que começou pouco depois da ediçao do 4ºdisco de originais, "Feedback"
Uma lição de hip hop em Algés no dia 13!! 02-07-2013
Yen Sung foi uma das primeiras mulheres Djs em Portugal. Numa altura em que o Djing começava apenas a implantar-se entre nós, no inicio dos anos 90,Yen Sung já mostrava, na cabine do Frágil, o seu amor pela música e por fazer os outros dançar, quebrando tabus e abrindo caminho para que outras mulheres pudessem fazer o mesmo. Desde então, nem o seu interesse pela música, nem o gosto em mostrá-la aos outros esmoreceram mas, no processo de tornar-se uma referência de elegância e sofisticação no Djing, Yen Sung ainda encontrou tempo e inspiração para integrar a primeira formação dos Da Weasel, fazer radio (na XFM, ainda nos anos 90, e no Lux Sagres FM, na Radio Oxigénio entre 2002 e 2003), assinar colectâneas (Lisboa Gare, 2002) e produzir em nome próprio (originais como «Do You», que saiu na Atlantic Jaxx, a editora dos Basement Jaxx, mas também uma remistura de Ennio Morricone a pedido da editora alemã Compost!) Yen Sung é, desde o primeiro momento, residente no Lux, consensualmente um dos melhores clubes do mundo, e é ai que podemos vê-la e ouvi-la mais frequentemente, mas já tocou um pouco por todo o lado, dentro e fora de Portugal. Do Porto a Madrid, a Londres ,a Berlim. O gosto eclético e um refinado sentido de estilo, bem como uma apurada capacidade de ler a pista, permitem-lhe numa mesma noite tocar clássicos de soul, infalíveis pérolas house, techno musculado e até hip hop ou reggae, mantendo uma linha condutora que entrelaça todas as diferenças em nome da festa. Yen Sung não é só uma das melhores mulheres Djs que conhecemos, ela é um dos melhores Djs que podemos ouvir tocar. Ponto.” Isilda Sanches - ofirprod
O concerto é ás 19:50 no Palco Optimus Clubbing! 03-07-2013
Numa era de excesso de exposição, os Rhye ( banda da qual já falámos por mais que uma vez na nossa página) começaram a dar que falara da forma exactamente oposta e mostraram as músicas antes de revelarem as caras. Os singles "Open" e "The Fall" apareceram na internet só com o nome da banda, sem um contacto, sem informação sobre a banda, sem revelar nada para além de um nome: Ryhe. Após alguma expeculação sobre quem seria esta dupla de românticos modernos, ficou-se a saber que os Ryhe são o canadiano Mike Milosh e o dinamarquês Robin Hannibal. A expectativa gerada em torno dos singles veio concretizar-se em pleno num extraordinário disco de estreia "Woman", editado em Março deste ano e altamente elogiado pela critica. A estreia ao vivo em Portugal está marcada para as 20h de dia 13 no Palco Heineken!
Altamente recomendado por nós! 03-07-2013
Formados em 2002, os Editors demoraram 3 anos a editar o primeiro álbum, "The Black Room"(2005), que incluía os singles "Munich" e "Blood". O sucesso do álbum junto da critica valeu-lhe uma nomeação para o Mercury Prize!
Passados apenas 2 anos, surgiu o 2ºdisco, "An End Has a Start", que entrou directamente para o 1ºlugar do top de vendas em Inglatessa. Com mais de um milhão de disco vendidos no mundo inteiro, alcançou também o galardão de platina no Reino Unido.
O 3º disco, apresentado pelo magnifico single "Papillon" foi editado em 2009.
Intitulado "In This Light and on This Evening", repetiu a proeza do álbum anterior e entrou para o 1º lugar do top de vendas.
A banda está nestes últimos meses a preparar o seu 4ºdisco, sem data prevista de edição!
Até lá podemos os ouvir no Optimus Alive, dia 13 ás 20:30 no Palco Optimus! 03-07-2013
Em Abril falámos dele nas novidades! Ele é o mais recente fenómeno da música australiana e estreia-se em Portugal, dia 13 no Palco Optimus Clubbing do festival!
O disco de estreia homónimo, foi editado em Novembro do ano passado e alcançou o primeiro lugar do top de vendas na Austrália! 03-07-2013
Outra banda da qual já falámos, os portugueses Capitão Fausto são 5 rapazes Lisboetas que fazem música pujante, diferente e muito, mas mesmo muito contagiosa. Depois de se terem estrado com um EP homónimo que os pôs na boca do povo, a bandaestrou-se em matéria de álbuns no ano passado com o incrível Gazela. O single de abertura, "Teresa", passou a ser um dos hinos dos Capitão Fausto um dos produtos nacionais mais interessantes da actualidade.
O concerto é ás 21:25 no Palco Heineken (dia 13/07)! 03-07-2013
É o grande NOME do cartaz, e que concentra maiores atenções!
A banda anunciou uma digressão mundial este ano, que passa dia 13 de Julho, pelo Optimus Alive para um concerto único!
A digressão começa dia 7 de Maio na Europa. A banda que redefiniu a música, lança no velho continente uma digressão majestosa e inovadora, que será sem dúvida o grande destaquel musical de 2013!
Dave Gahan, Martin Gore e Andy Fletcher vão dar 34 concertos em 25 países europeus, para mais de 1,5 milhões de fãs, antes de seguirem para os EUA! A digressão marca os primeiros concertos da banda desde a bem sucedida ,Tour of The Universe, em 2009 e 2010, durante a qual deram 142 concertos, batendo recordes de vendas, com mais de 2,5 milhões de bilhetes vendidos.
A celebrar mais de 3 década no topo da industria musical, com mais de 100 milhões de discos vendidos, os Depeche passaram grande parte do ano a trabalhar no muito aguardado 13º álbum, e editar na primavera do próximo ano, que sucede o hipnótico "Sounds of The Universe"!
"Precious" será certamente este concerto! 03-07-2013
A soul moderna de Jamie Lidell sobe ao Palco Heineken do Optimus Alive que serve de apresentação ao público português do último álbum editado pelo próprio em Fevereiro deste ano.
Nascido e criado em Inglaterra, jamie estreou-se em 1997 com o EP "Freekin the Fame". Desde então editou mais 4 discos, entre os quais "Jim", considerado melhor álbum pop rock nos Independent Music Awards!
Esta música é o single de apresentação do seu novo álbum homónimo! 03-07-2013
Morgen Giest e Darshan Jesrani são os dois nomes por trás de um dos mais elogiados projectos da house actual, os Metro Area!
Oriundos de Brooklyn, Nova Iorque, a banda conta já com 3 discos editados e um sem nº de produções para outros músicos!
Concerto é à 00:00 no palco Optimus Clubbing! 03-07-2013
Paulo Furtado, homem que dispensa grandes apresentações, traz ao palco Heineken, o seu projecto mais pessoal, The Legendary Tigerman!
Verdadeira one-man band, na boa tradiçãi dos blues originais do delta do Mississipi, Paulo Furtado editou em 2001 o 1ºdisco deste projecto "Naked Blues".
Em 2003 surgiu "Fuck Christmas, I Got the Blues" e em 2006 "Mascarade". O último disco "Femina", que mostrou uma nova face de Paulo Furtado , era composto por duetos com vozes femininas tao importante como Peaches., Asia Argento ou Rita Redshoes, entre muitos outros. Enquanto esperamos ansiosamente pelo novo álbum ,vamos poder vê-lo a tocar guitarra, harmónica e bateria, como se tivesse o diabo no corpo!
Concerto começa à 00:05! 03-07-2013
2º DIA (13 DE JULHO)
2MANY DJ´S fecham a noite no palco Optimus depois da actuação dos Depeche Mode!
Os irmãos David e Stephen Dewaele acutam também no palco Heineken com os Soulwax.
Com apenas um disco editado "As Heard on Radio Soulwax, Pt.2", os 2manys dj´s são um dos nomes mais fortes da eletrónica actual, sendo reconhecidos por algumas das misturas mais importantes das pistas de dança.
Este 2ºalbum é uma compilação que inclui muitas dessas remisturas, tendo sido inclusive considerado pelo The New York Times como o melhor álbum de música pop do ano, pelas remisturas que incluía nomes tão distinto como Kyle Minogue, The Stooges, Dolly Parton ou Peaches, entre muitos outros!
Ao vivo eles são conhecidos por serem capazes de fazer a festa, atirar os foguetes e apanhar as canas. O público salta, grita e entrega-se "à grande"!
O concerto é ás 00:30 no próximo sábado dia 13!
Deixo-vos com o álbum na integra para terem uma noção!! 11-07-2013
Não mais sossegadas, as Icona Pop juntam uma atitude punk ao electro house que as caracteriza. O sucesso do single "I Love It" levou-as de Estocolmo para Nova Iorque, onde rapidamente se tornaram passagem obrigatória nas pistas de dança!
Concerto é à 01:30 no Palco Heineken! 11-07-2013
O chileno Matias Aguayo é um dos nomes de vanguarda da música eletronica, procurando sempre explorar novas fronteiras. No Optimus Alive actua em formato Live e acompanhado de Alejandro Pazz, para apresentar o novo disco, "The Visitor"!
O concerto é á 01:00 no Palco Optimus Clubbing! 11-07-2013
O palco Optimus Clubbing é fechado no dia 13 pelos Dezperados ás 02:30!
"Eles criaram um dos cultos mais notáveis da dança em Portugal.
Justiceiros ou malfeitores, depende sempre da perspectiva, ou da hora da noite! O mistério que os rodeava era proporcional à sua eficácia no dominio da pista de dança. Para quem os seguiu e cresceu com eles, os Dezperados foram os responsáveis por algumas das melhores noites de sempre numa pista de dança. Depois resolveram retirar-se sem aviso, justificação ou festa!Regressam agora com o mesmo espirito provocatório e a mesma vontade de nos tirar do sério que sempre tiveram. Dezperados are back in town, Nada voltará a ser igual" by Optimus Alive!
Fica aqui uma gravação do que fizeram em 2006 no Sudoeste! 11-07-2013
Quem fecha o festival é a banda Crystal Castles, no palco Heinken ás 02:55!
Eles são uma das bandas mais explosivas da eléctronica actual. Com a agitadora Alice Glass na voz e o cerebral Ethan Kath na maquinaria, contam ainda nos concertos com um baterista para ajudar á festa!
Altamente recomendável pela nossa página a assistirem!
Deixo-vos com o tema "Not In Love" numa parceria com o famoso Robert Smith dos The Cure! 11-07-2013
3º DIA (14 DE JULHO)
O dia arranca com 2 concertos ás 17h, um no palco Optimus Clubbing e outro no palco Heineken!
Começamos pelo concerto do palco Heineken que é dos portugueses Capitão Ortense que conquistaram o direito de actuar no festival depois de vencerem o Hard Rock Rising!
São naturais de Fátima e inscreveram-se na corrente mais vincada do rock clásssico, cantado em portugues. O futuro é grande e começa agora! (espera-se!) 13-07-2013
Já no Palco Optimus Clubbing actuam os também portugueses Mad Called Honey!
São parte inntegrante da nova fornada de bandas portuguesas que pisca o olho ao folk! Eles que contam apenas ainda com um EP editado, fazem a sua estreia num grande festival!
Deixo-vos com uma actuação ao vivo no bar Pensão Amor! 13-07-2013
No mesmo palco mas ás 17:40 é a vez de outro português, Max Drum, vencedor do Live Act na categoria de DJ!
Max Drum é o um projecto que conjuga bateria e música eléctrónica!
Deixo-vos com uma cover dos Kings Of Leon do próprio! 13-07-2013
Bom Dia!
Há mesma hora no palco Heineken (17:40) entram em acção os Tribes!
Desde que em 2011 editaram o primeiro EP, "We Were Children", os Tribes tem sido uma das bandas mais elogiadas pela imprensa britânica. Com o 1ºalbum "Baby"(2012) receberam inclusive uma nomeação para "Best New Band" nos NME Awards!
Influenciados por Nirvana, Pixies eeditou em Maio deste ano o muito aguardado segundo disco "Wish To Scream", do qual faz parte este single "How The Other Half Live"! 13-07-2013
Às 18h é a vez de outra banda portuguesa abrir o cartaz de concertos no palco principal do festival!
Os Linda Martini entram em acção neste grande festival no ano em que comemoram 10 anos de carreira e a gravar o seu 3º disco!
Descobertos por uma pequena mas fervorosa legião de fãs, os Linda Martini conquistaram de imediato a critica especializada ao lançarem em 2006 o 1º album "Olhos de Mongol"!
Foram precisos 4 anos para novo disco, mas a banda nao sentiu pressão e deram-bos "Casa Ocupada", um dos melhores discos portugueses das últimas décadas. Se em disco a banda é genial, ao vivo são intensos. Conhecidos por actuações de entrega total, muitos sao aqueles que referem um ou outro concerto da banda como dos melhores que já viram de bandas portuguesas. No Optimus Alive certamente não vão fugir à regra!
" ADEUS TRISTEZA"! 13-07-2013
Membro fundador dos Pop Dell´Arte e parte integrante dos Um Zero Amarelo e Mão Morta, Zé Pedro Moura é um DJ residente do Lux desde 1009, tendo trasitado directamente do Frágil. Ao longos dos anos, partilhou a cabine com grandes nomes da música electrónica como DJ Shadow, Tiga ou Laurent Garnier.
Às 18:20 no Palco Optimus Clubbing! 13-07-2013
O seu álbum de estreia é muito recente, já falámos deles aquando do tema da Queima das Fitas de Coimbra!
São um dos segredos mais bem guardados da música portuguesa, mas uma música no Soundcloud e um concerto esgotado no Musicbox trouxeram-nos para a ribalta. Comparados aos Mumford Sons pela aproximação que fazem á folk, os Brass Wires Orchestra apresentam uma sonoridade própria e caracteristica que transforma os concertos em grandes festas. Dia 14 tocam no palco Heineken para apresentar uma meia cheia de canções que fazem parte do novo album!13-07-2013
Não é menesprozar as bandas que actuam até ás 19h, mas penso que é a partir de aqui que o cartaz é repleto de grandes concertos, mas amanha logo veremos!...
Ás 19h no palco Optimus actua uma grande promessa de terras Britanicas, comparado por alguns a Bob Dylan e Johny Cash, influenciado pelos The Beatles e Jumi Hendrix, ele é um músico que completou ontem 19 danos de idade, conta já com um álbum de estreia, hómónimo, que alcançou o 1ºlugar lugar do top de vendas no Reino Unido, seu nome : Jake Bugg!
Singles como este colocaram Jake em alta rotação nas rádios britanicas e valeram-lhe uma nomeação para "British Breakthrough Act" nos Brit Awards deste ano!14-07-2013
Surge, assim que acaba o concerto de Jake Bugg, a minha primeira dúvida, se me mantenho neste palco a guardar luga á espera do concerto seguinte ás 20:10, ou se tento ir até ao Palco Heineken ver uma banda da qual já falamos várias vezes napágina, os Of Monsters and Men, que actuam ás 19:45!Decisão dificil!
O grande sucesso da banda islandesa é o single "Little Talks", no entanto tem muitas músicas de qualidade neste 1º album de estreia lançado em 2013!
A banda é formada por Anna Bryndís Hilmarsdóttir (voz e guitarra), Ragnar "Raggi" Þórhallsson (voz e guitarra), Brynjar Leifsson (guitarra), Arnar Rósenkranz Hilmarsson (bateria), Árni Guðjónsson (piano e teclados), Kristján Páll Kristjánsson (baixo) e Ragnhildur Gunnarsdóttir (trompete)!
É uma estreia da banda em terras lusas e altamente recomendável a assistirem, só amanha é que me vou decidir mesmo em cima da hora aposto!
Deixo-vos com o álbum na integra para ouvirem!14-07-2013
Este é provavelmente dos concertos que mais quero ver amanha!
É ás 20:10 e ocorre no palco principal!
A banda é oriunda da Austrália, são uma das bandas do momento e chamam-se Tame Impala!
Após terem chamado a atenção da critica com o álbum de estreia, "Innerspeaker"(2010), confirmaram tudo o que de bom sobre eles se escreveu com o último longa duração "Loneirism" ( um dos melhores albuns de 2012 para nós aquando da votação no final do ano). Para o NME foi mesmo considerado o melhor album do ano!
CONCERTO OBRIGATÓRIO!14-07-2013
Eu não irei certamente ao palco Optimus Clubbing durante o resto da noite, mas deixo aqui o que se vai passar também.
Ás 20:20 actua a conhecida e reconhecida como a provocadora bailarina e MC que acompanha os Buraka Som Sistema, Blaya prepara-se para se estrear numa aventura a solo e o primeiro concerto de sempre é no Optimus Alive!
Desafiada por Henrique Amaro e Branko, Blaya lançou o primeiro EP hómónimo lançado em Junho no Optimus Discos.
Este tema "Superfresh", promete ser a provocação mais fresca no panorama da música portuga, e é o reflexo absoluto do universo da face feminina dos Buraka!14-07-2013
Provavelmente outro grande concerto, este de George Lewis Jr, um homem dos sete ofícios, após um começo de carreira a escrever músicas para cinema e teatro, mudou-se para Nova Iorque e criou os Twin Shadow, que contam já com dois disco editados. Para além de ter já um romance publicado, é ainda conhecido pelas remisturas que faz para as músicas dos outros!
"Confess" é o seu mais recente albúm que lhe deu mais protagonismo no panorama musical, este "Five Seconds" é um dos singles!
Já teve em Portugal há 2 anos no Festival Paredes de Coura ( o qual assisti), agora volta para um concerto no palco Heineken ás 21:05! 14-07-2013
Conhecido pelo mundo inteiro com um dos DJ´S residentes do mítico Fabric em Londres e pelas festas em clubes por toda a Europa, Daniel Avery começa também a dar cartas como produtor. A inclusão no prestigiado Fabriclive Mix mostrou a capacidade criadora de Daniel e confirmou com um produtor inventivo e pioneiro.
Ás 21h20 no Palco Optimus Clubbing!14-07-2013
Voltemos então a outro grande concerto no palco principal!
Formados em 1999, os Phoenix são um caso raro no panorama actual, optando por lançar discos com menos frequencia. Após a estreia em 2000 com "United", editaram "Alphabetical"(2004), "It´s Never Been Like That"(2006) e o unanimemente, aclamado "Wolfgand Amadeus Phoenix"(2009).
O último album colocou definitivamente a banda na ribalta da música internacional e valeu-lhe um grammy para "best alternative music album", alem de ter sido considerado pela Rolling Stonecom um dos 100 melhores discos da década passada.
Já este ano a banda anunciou o lançamento de novo album intitulado "Bakrupt"! O culto em torno da banda francesa cria uma enorma expectativa sempre que é anunciado um disco novo e desta vez não será diferente!
O concerto a não perder é ás 21:20!14-07-2013
Mas antes do concerto dos Kings Of Leon aconselho-vos vivamente a irem até ao palco Heineken a assistir á banda que teve de acordo com o Mercury Prize o melhor álbum do ano de 2012 intitulado "An Awesome Wave"( para nós foi o 2ºmelhor!)
O concerto é ás 22:10, a banda é inglesa e chamam-se Alt-J, são a grande sensação de 2012 e já tiveram em Portugal no Festival Vodafone Mexefest no final do ano passado.
A não perder!14-07-2013
São os grandes cabeças de cartaz do último dia do festival!
O Optimus Alive referiu várias vezes que era um orgulho os apresentar no cartaz, sendo que os Kings Of Leon eram das bandas mais pedidas pelo público português nos últimos anos.
A banda norte americana actua ás 23h no Palco Optimus. Após serem cabeças de cartaz de alguns dos maiores festivais do mundo, como Glastonburry e Coachella, chegou agora a ver de Portugal receber a visita de uma banda que veneu milhões de discos no mundo inteiro e arrecadou vários prémios como Grammys e Brit Awards.
Responsáveis por grandes temas como este "Pyro", "Use Somebody" e "Radioactive" entre muitos outros, os Kings Of Leon contam já com 5 discos, o último de 2010 "Come Around Sundown"!
Espera-se um concerto muito, muito cheio de público e que corresponda à expectativa dos fãs portugueses!14-07-2013
A carreira de João Vieira como DJ já não é coisa recente, em Portugal como DJ Kitten começou aos 12 anos, mas foi nos finais de 90 que iniciou a sua actividade não só como DJ mas como promotor do club kitten em terras de sua majestade. A residência de 5 anos no Lux foi também um ponto importante na sua aventura como DJ. Nos X-Wife, como vocalista, guitarrista, letrista e co-autor lançou 4 álbuns, nos últimos 9 anos deu centenas de concertos e tocou em todos os palcos principais de festivais nacionais. Em 2013 lançou finalmente o seu primeiro trabalho a solo, White Naus: um projecto virado para as pistas de dança com influências de leftfield disco de Nova Iorque, electro e wave, mas sobretudo influenciado por toda a música que passou nos últimos anos nas pistas!
Este bem podia ser um motivo a levar-me a dar um pulo ao palco Optimus Clubbing (23:30), mas infelizmente os Kings Of Leon estão a actuar no palco principal!14-07-2013
Formados em 2004, os Band Of Horses demoraram apenas dois anos para editar o seu primeiro álbum intitulado "Everything All The Time", o disco de estreia foi apresentado pelo famoso single "The Funeral", que os transformou de imediato numa banda de culto em Portugal. Passado apenas 1 ano chegou o 2º álbum "Cease to Begin", que contou com a produção de Phil Ek, conhecido pelo seu trabalho com os Built to Spill, entre outros. O disco foi um sucesso junto do público e crítica, sendo considerado pela Rolling Stone como um dos 50 melhores de 2007!
Em 2010, a banda apresentou "Infinitive Arms", que lhes valeu uma nomeação para um Grammy na categoria "Best Alternative Album", para álem de ter alcançado o top 10 de vendas no EUA.
A expectativa em torno do novo disco era enorme e os Band Of Horses não desiludiram com "Mirage Rock" editado em Setembro do ano passado!
Concerto é à 00:05 no palco Heinekken!14-07-2013
Dois dos maiores DJ´S da actualidade, num mano a mano intenso pela noite dentro. Ambos franceses e ambos apaixonados por música eléctrónica, ao ponto de terem criado uma editora, a Bromance, para editarem os artistas que mais gostam!
À 00:30 no Palco Optimus Clubbing!14-07-2013
É outro dos grandes concertos que anseio ver, à 01:40 no Palco Heineken!
Era um dos candidatos da prestigiada Mercury Prize a melhor álbum do ano!
Com apenas um disco editado, homónimo, os Django Django são já uma das bandas mais elogiadas pela critica especializada. The Guardian 5/5, NME 8/10, Uncut 8/10 e Álbum Internacional do Ano para a Blitz e para a Johnys Musicbook, são apenas exemplos da importancia do disco de estreia dos Django Django!
Eles que já tiveram em Portugal no final do ano passado no Vodafone Mexefest voltam agora para novo concerto mas para uma corrente de fãs ainda maior!
Obrigatório e a não perder!
"Life´s a Beach"!14-07-2013
O britânico Alex Metric é músico, DJ e produtor, mas é particularmente conhecido pelas remisturas que fez para grandes nomes da música como Depeche Mode, Phoenix ou NERD.
Capaz de animar uma pista de dança como poucos, nao vai deixar os créditos por mãos alheias no Optimus Alive!
A partir das 02:30 no Palco Optimus Clubbing!!14-07-2013
Responsáveis por um dos concertos mais explosivos de sempre no Optimus Alive, os The Bloody Beetroots estão de volta ao local do crime, com álbum e espéctaculo novo, em formato live!
Os The Bloody Beetroots são o projecto do italiano Sir Bob Cornelius Rifo, que pegou na música electrónica, juntou-lhe a atitude do punk, e incendiou palcos e pistas de dança pelo mundo fora!
Uma música em particular, este "Warp 1.9" com Steve Aoki foi responsável por levar milhares de festas ao limite. Para álem das musicas originais, a banda é responsável por algumas das melhores remisturas dos últimos anos, pegando em artistas como Rob Zombie ou Refused.
No ano passado editaram um noo EP, que incluía várias resmisturas de "Rocksteady", um original da banda que se tornou mais um assombroso êxito das electrónica maximal!
O ano passado foram os Metronomy a fechar em grande o festival este ano cabe a estes esse feito, concerteza que será em grande, a partir das 3 da manhã no palco Heineken!!
Terminamos assim a nossa antevisão do Optimus Alive´13, esperemos que tenham gostado!14-07-2013