
JOHNY´S MUSICBOOK

--> TEMA DA SEMANA: REGGAE!
O Reggae é um estilo musical desenvolvido originalmente na Jamaica no fim da década 60.
O termo reggae tem origem do desenvolvimento do ska e do rocksteady. O reggae baseia-se num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank. O estilo normalmente é mais lento que o ska porém mais rápido que o rocksteady!
O cantor e compositor Bob Marley é o grande ícone deste estilo musical!
Ao longo da próxima semana vamos falar um bocadinho do que foi feito em 2013 (até ao momento) neste estilo musical que tantos adeptos tem espalhados pelo planeta! 25-10-2013


BITTY MCLEAN
Bitty McLean (nascido em 8 de agosto de 1972, Birmingham , Inglaterra é um cantor e músico britânico / jamaicano.
O mais novo de seis filhos, Delroy McLean foi apelidado de "Bitty", devido à sua pequena estatura. Quando adolescente, tocou com sistemas de som locais , e depois de estudar engenharia de som na faculdade, ele foi contratado pelo UB40 como engenheiro e produtor e, ocasionalmente, também cantou com a banda. Ele era mais popular em torno de meados dos anos 1990 com covers de canções.
It Keeps Rainin' (Tears from My Eyes) chegou ao topo dos tops na Nova Zelândia e da Holanda em 1993. McLean também cantou em três arenas britânicas de passeios apoiando UB40, Wet Wet Wet e Simply Red , respectivamente. Em 2004, Bitty lançou o álbum ´´On Bond Street´´- KGN. JA. Depois disso vieram mais 4 álbuns, o mais recente, deste ano intitula-se "The Taxi Sessions" e é deste ano (2013)!
PURA VIDA
Pura Vida" é uma das novas revelações do novo reggae e são naturais da Bélgica. Originalmente começaram com um projecto pequeno intitulado "Bregt de Boever" que é também um respeitado produtor e compositor. A música deles é estritamente reggae e dub com muitas influências dos anos 70, de blues, soul e dance music.
O projecto "Pura Vida" aparece em 2006 quando um grupo de amigos começaram "jamming" no "Lost Ark Studio".
Em 2007, Pura Vida começam a criar o seu som refrescante e único.
Depois de ganharem en 2008 um concurso de reggae, os "Pura Vida" começam como banda oficial.
Sobre a alçada de "Bregt de Boever", em 2008 a banda lança o seu primeiro single "Destiny".
O primeiro álbum é libertado em Março de 2010: "Struggle In The City" ,em 2011 lançam o segundo "We Nah Give Up" e em 2012: "Hard Road".
No passado mês de Setembro, novamente um novo álbum intitulado "Red Hot" donde faz parte esta música homónima! 27-10-2013
VERNON MAYTONE
É jamaicano e chama-se Vernon Maytone Buckley, começou a cantar na aos quinze anos,e deu forma ao grupo The Maytones com o seu vizinho Gladstone Grant! Tiveram vários sucessos como: "Funny Man" ,"Loving Reggae" , "Serious Love" e "Africa we want to go" .
Como artista solo Vernon Maytone gravou alguns álbuns como "Raw","Rocky Road","Words Of Wisdon"(2011).
As raizes rurais de Vernon Maytone são evidentes no seu estilo de cantar.
Esta música, "Going Home", agarra imediatamente a nossa atenção. A música tem um ritmo poderoso e com a voz de Vernon Maytone em muito boa forma.
Vernon lançou muito recentemente um novo álbum, "On The Right Track" e, está a ser considerado por muitos, até agora o melhor álbum de 2013 de reggae... 28-10-2013
MATTHEW MCANUFF
Este ano foi libertado o tão aguardado álbum do jamaicano Matthew McAnuff, o que é um momento de muito alegria para muitos fãs de reggae, mas nese caso é também um momento triste porque não haverá novos álbuns de originais. A música 13, esta que vos deixo, "Be Careful" ficou como sendo a sua música de maior sucesso, de um talento nato e que tanto prometia, mas a vida foi cruel com o cantor Matthew (filho do também cantor de reggae Winston McAnuff), que faleceu em Agosto do ano passado, com 25 anos, vitima de agressão
Ele que aos 25 anos já estava a contruir uma grande carreira e o seu futuro só poderia ser bem "brilhante", na Europa já tinha grande sucesso, logo com o seu 1º álbum de 2009.
Este seu álbum "Be Careful", tem músicas muitos boas, em particular "Jah Bless" a 1ª, "Midnight Rolling","No Segregation", e "Move Out Of Babylon", mas vale a pena ouvirem todo este disco de principio a fim.
Chegou longe tão rápido e tão novo, mas a sua música viverá para sempre! 29-10-2013
PERFECT GIDDIMANI
Perfect Giddimani é o nome artistico do cantor reggae (seu nome verdadeiro é Greg Rose e nasceu em 1980 na Jamaica).
É o 3º filho de 4 irmãos, cresceu e viveu em Bamboo, Jamaica.
Perfect começou a sua carreira artistica sobre o nome de Little Ninja, antes de se adoptar o nome actual, Perfect Giddimani!
A sua primeira música que teve mais sucesso foi "Lock Me Up" em 2004, mas o que lhe deu o "salto" para o conhecido que é hoje foi a música "Handcart Bwoy" em 2005. O seu 1º álbum foi lançado em 2006, e o seu 2º em 2008 por uma editora austriaca, intitulado "Born Dead With Life"
Este seu último álbum, "House of Riddim" é deste ano (Setembro) e tem sido muito elogiado pela crítica, estando no top dos melhores álbuns do ano de reggae, até ao momento!
"Over the Top" é uma das músicas que compõem o álbum!30-10-2013
ALBOROSIE
Alborosie (Alberto D'Ascola) é um cantor reggae italianao, nascido na Sicilia. É multiinstrumentista, toca guitarra, baixo, bateria e piano. A sua carreira musical iniciou-se na "Reggae National Tickets", banda de reggae formada por ele aos 15 anos de idade, foi para a Jamaica em 2001 atraído pela cultura rastafari, onde começou a trabalhar também como engenheiro de som e produtor. Lá ele é bem aceite no círculo musical da Kingston e adquire um grande sucesso, não só na Jamaica, como no resto do mundo com alguns singles como Kingston Town e acima de tudo Herbalist. Em 2000, aceitou um trabalho de engenheiro do som em Port Antonio, na GeeJam, no estudio do rico produtor John Baker, no meio da selva. "Albo" entao gravou muitas "stars" internationais como Sade, Eve, Wyclef, Amy Winehouse... Ao mesmo tempo fez o seu label proprio Forward Records, com a ajuda do seu manager Specialist; ele instalou o seu estudio em Kingston no bairro popular de Barbican, tambem ganhou o respeito das iconas reggae da locais, gravando com Sizzla, Jah Cure, Mykal Rose, U-Roy.Ficou conhecido também e principalmente pela sua capacidade de produção trabalhando com grandes nomes do reggae da Jamaica como Angie Stone, Les Nubian e Manu Chao.Seu primeiro álbum solo é o "Soul Pirate" em 2008 e este ano editou novo álbum intitulado "Sound The System" donde faz parte estes dois temas "Love is the way" e "Play Fool"!..31-10-2013
RICHIE STEPHENS
Nasceu em 1966 em Savanna-la-Mar , Westmoreland, Jamaica, é um cantor jamaicano de reggae, dancehall, e produtor . No início de 1990, Stephens foi uma parte do acto Soul II Soul , duplo vencedor do Grammy Award Winning , e havia gravado na prestigiada Motown. Após o trabalho na Motown e passar o tempo como um cantor para Soul II Soul, Richie Stephens girou a sua carreira para o reggae, o ska, e o gospel contemporâneo no seus próprios meios outra vez. Gastando a maioria dos anos 90 e seguintes trabalhando neste novo sentido, o seu álbum de 2002 ´´The Man Upstairs" sinalizou a chegada de uma voz nova original na música cristã. As suas faixas, "Legacy" e "Come Give Me Your Love" tiveram grande notoriedade pelo mundo inteiro . Em 1998, a álbum de Stephens: ´Winner´ , foi lançado na Greensleeves. Desde então, Stephens tem-se concentrado na sua música com temas cristãos relacionados. Este ano novo álbum (para juntar aos mais de 10 que editou) intitulado "Real Reggae Music"...31-10-2013
BRINSLEY FORDE
Brinsley Allan Forde ,nascido em 1953 em Londres ,é um cantor e guitarrista do reggae britânico,mais conhecido como o membro fundador do reggae da banda Aswad e como um actor infantil em séries de televisão para crianças, Here Come the Deckers (1970-1971). Forde apareceu como Herman em dois episódios de Please Sir! ,apareceu como Wesley no filme de mesmo nome em 1971, e também no filme de James Bond , "Diamonds Are Forever". Em 1980 Brinsley estrelou em Babylon (dirigido por Franco Rosso), como Blue, um jovem que se torna um deejay em um soundsystem de reggae no sul de Londres .Depois de abandonar os Aswad, Forde apresentou programas de reggae nas rádios,como VH1 Vibrations, entre outos. Foi duas vezes candidato aos Grammy Awards com os Aswad, Forde foi número um no top britânico com o hit "Don´t Turn Around" em 1988. Seguido por outro hit, "Give A Little Love". A banda continuou a figurar no top 20 nas paradas britânicas com o álbum, Distant Thunder, e os hits "On and On", "Next to You" e "Shine". Em setembro de 2009, Forde apareceu com Dizzee Rascal realizando "We can't tek no more of that".
Em 2013 o artista lançou seu primeiro álbum solo, ´´Urban Jungle´´,onde mostrou temas como este "Shed no More" entre outras músicas!...01-11-2013
MIGHTY DIAMONDS
Entre os alhos e bugalhos surgidos no reggae dos anos 70, o trio formado por Donald "Tabby" Shaw, Lloyd Ferguson e Fitzroy Simpson foi certamente bom fruto. Com vozes suaves, próximos da soul music americana, eles defenderam como poucos a causa rasta em canções como "Poor Marcus" e o hit "Right time". Contratados pela Virgin, que na metade dos anos 60 foi descobrir o que é que a Jamaica tinha, eles impressionaram uma platéia de convidados: entraram no palco brandindo reluzentes machados.Os Diamonds chegaram a gravar disco com produção do veterano de Nova Orleans: Allen Touissant, mas não chegaram a fazer o "boom" nos EUA. Na Jamaica continuaram espalhando hits, entre eles, "Pass the Kutchie" . Este ano editaram um novo cd intitulado "Reggae anthology_ Pass the knowledge".
01-11-2013
CORNELL CAMPBELL
Cornell Campbell é um cantor reggae jamaicano que nasceu em 1945.A sua carreira com cantor começou aos 12 anos no coro da igreja, aos 14 foi apresentado ao trompezista Rico Rodriguez, que o levou aos estudiso Clement Dodd, onde gravou o seu primeiro single, “My Treasure”. Mais tarde formou a banda The Sensations.
Após a separação da banda, teve uma curta passagem por outra banda chamada "The Uniques" e mais tarde voltaria a formar nova banda The Eternals, que o levou a maior reconhecimento, com músicas como “Queen of The Minstrels”e “Stars”.Em 1971, começa a sua carreira a solo, associado a Bunny Lee, e desde aí é sempre a editar novos álbuns, este ano mais um, intitulado "New Scroll"...
01-11-2013
JOE HIGGS
Terminamos este tema com um senhor que não é novo no reggae, pelo contrário, foi um dos grandes nomes deste estilo, e apesar de já ter falecido a sua música continua muito presente no que é o reggae hoje em dia.
Falamos dele porque este ano foi re-editado um álbum ("Unity is the power") com as suas melhores músicas, estas duas que colocamos fazem parte do mesmo!
Deixamos aqui um excerto de um artigo que lemos sobre Higgs...
"Para quem não conhece Higgs, este teve muita influência no nascimento do ska, rock steady e formatos de reggae da música folk jamaicana, e era enormemente respeitado como compositor, arranjador e interprete, e professor talvez mais que tudo.
Entre muitos outros ele ensinou Bob Marley, Derrick Harriott, Peter Tosh, Bob Andy, The Wailing Souls e Bunny Wailer, todos eles grandes nomes do reggae!
Um dos primeiros artistas locais a gravar na jamaica, seu primeiro single em parceria com Roy Wilson, foi "Many Oh" vendeu mais de 50.000 cópias na jamaica em 1960. O que o levou assinar um contrato com Edward Seega, que mais tarde se tornou Primeiro Ministro da Jamaica durante os anos 80.
"Ele foi meu primeiro empresário", Higgs relembra um pouco antes da sua morte, junto com um sorriso maroto, "A gente sempre era pago". Seega conseguiu colocar Higgs em shows locais ao lado de Sam Coke, Jackie Wilson e outras estrelas estrangeiras.Em 1964, ele gravou "There’s A Reward For Me" para o produtor Coxsone Dodd. A música se tornou um clássico instantâneo de sofrimento e esperança.Apesar de ele reclamar que nunca recebeu nada das vendas, ele estava muito furioso com este fato, dizendo "Eu percebo que a única pessoa que pode dar o meu prêmio e tudo que eu tenho direito é o todo poderoso".
Foi na casa de Higgs que o jovem Bob Marley recebeu anos de aulas privadas de técnicas vocais e interpretação, e anos antes de começar a gravar com o seu grupo The Wailers. Marley admitiu mais tarde que "Joe Higgs é um gênio", dando crédito ao seu sucesso internacional. Em 1972, Higgs ganhou o festival Tourist Song com a música "Invitation to Jamaica", cujos prêmios incluiam uma viagem a Nova Iorque.
Onde se apresentou pela primeira vez. A cançou cadenciada não era característica do seu som roots, o qual se misturava um estilo Jazzy scat ritmico. Com letras super sensíveis que expressavam consciência política com grande sentido da história e literatura clássica. Músicas como "So It Go" e "Freedom" sempre colocava no topo das paradas musicais.
Em 1973, quando um membro fundador "Bunny Wailer" deixou os Wailers, Higgs foi chamado para acompanhar seus ex-alunos, Tosh e Marley, em uma tornê americana sendo show de abertura para Sly & Family Stone. Eles tocaram shows criticamente aclamados de Nova Iorque e Boston a São Francisco, eles eram cabeças na primeira onda de músicos de reggae que trouxeram este tipo de música para a consciência americana.Em 1974, um outro grupo de estudantes, os Wailing Souls se juntaram a Higgs brevemente para formar um grupo chamado "Atarra".
O cantor jamaicano Joe Higgs, conhecido como "O Pai da música Reggae", faleceu aos 59 anos em um hospital de Los Angeles após vários meses de tratamento do câncer."
01-11-2013
FIM
E assim terminamos o nosso tema sobre o que se tem feito de reggae neste ano de 2013, voltaremos concerteza em 2014 para actualizar o que de bom se faz neste estilo, que tem algo de muito especial, não é só um estilo, é uma forma de estar na vida, de bem estar!
Deixa-vos com este último video, que vem comprovar um pouco o que digo e vejam bem este senhor jamaicano que apenas com uma corda de viola nos dá um autentico show! Com pouco se faz mesmo muito!
02-11-2013