
JOHNY´S MUSICBOOK

TEMA DA SEMANA --> Queima das Fitas 2013!
A queima das Fitas começa no próximo sábado, dia 4 e o primeiro dia de cartaz tem como um dos cabeças de cartaz os portugueses Expensive Soul!
A banda nortenha (natural de Leça da Palmeira) tem um estilo muito próprio, tal como o nome indica cheio de Soul e não só! (R&B, funk, etc)
Não é propriamente uma banda nova, foi formada em 1999, mas só em 2004 é que se tornaram mais conhecido com o lançamento do seu 1º álbum!
Deixo-vos com um dos seu maiores sucessos "O amor é mágico", lançado em 2010 e é com certeza uma das músicas que podem ouvir no 1ºdia de queima em Coimbra! 30/04/2012
A primeira vez que ouvi isto pensei, "hum..grande som, isto deve ser um novo som de David Guetta ou algo do género", nunca me passou na altura pela cabeça que fosse português! O que fiz depois foi pesquisar mais músicas e ouvir o álbum que este Dj português
(de nome Oliveiros Tomás Oliveira!trata-se uma tradição de família – “só muda o nome do meio” – que cabe aos primogénitos. “O meu irmão já se chama Miguel” diz Dj Ride!) editou em 2012 e realmente o puto (de 26 anos) é bom!
Em Dezembro do ano passado fizemos um "best of" dos melhores álbuns de 2012 quer nacional e internacional e já nessa altura destacámos este álbum no top 10 nacional!
Agora voltamos a falar nele porque é outro dos cabeças de cartaz do 1ºdia da queima!
Deixo-vos com a faixa que o lançou para o estrelato " Here Before" mas aconselho-vos a ouvir outras músicas (no site da optimus discos) que vale bem a pena!!
Bom feriado a todos!editar-me. 01/05/2012
O segundo dia(4 de Maio) começa com uma banda punk que joga em "casa", chamam-se "Fitacola", são de Coimbra,a banda foi formada em 2003 e é composta actualmente por 4 rapazitos (Diogo, Besugo, Pinho e Xico)! Em 2005 editaram o primeiro EP, "Rebobina e Pensa!", em 2008 aparece o seu 1º álbum de estúdio "Mundo Ideal" e em 2010 novo álbum intitulado "Caminhos Secretos", desde a edição deste novo álbum tem vindo a ganhar protagonismo, tendo sido banda de abertura em concertos de banda referencia para a própria banda como os Sum 41 e os Rise Against!
Deixa-vos com o tema "Desafio Principal" que vai certamente fazer saltar muita gente no recinto!:) 01/05/2013
Num bom cartaz de Queima não podia faltar os Xutos e Pontapés!
Lá estarão no 2ºdia! 01/05/2013
A juntarem-se aos Xutos e Pontapés e aos Fitacola estão os Linda Martini!
A banda foi formada em 2003 e penso que já é conhecida de muitos, tendo já estado em três dos principais festivais do país!(Sudoeste, SuperBock e Paredes de Coura)
Deixo-vos com "Amor Combate"! 01/05/2013
Se esta pessoa não fosse a uma queima é que seria muito mas muito estranho, não sei quantas falhou nos últimos 10 anos, mas duvido que tenha sido mais que uma ou duas! Ele que corre as semanas académicas quase todas do país e é dos artistas mais requisitado pelos estudantes vai estar também este ano na queima no dia 5 de Maio, o dia da música popular! 01/05/2013
O Dia 6 de Maio é o dia da Dance Music em Coimbra!
O grande cabeça de cartaz é o dj e produtor angolano Fernando Figueira, mais conhecido por Mastiksoul que promete dar muito que mexer!!:) 02/05/2013
O dia 7 de Maio abre com Souls of Fire e é o dia dedicado ao reggae português!
A banda do Porto usa a sua música como plataforma de intervenção social,um dos conceitos basilares que está na essência dos Souls of Fire, uma banda de amigos que começaram a tocar juntos em 2000. O seu primeiro disco foi editado em 2006 e intitula-se "Comunicar", projecto que reúne alguns dos primeiros temas originais da banda.) 02/05/2013
É dos artistas portugueses em altas de momento e também vai estar em Coimbra a por todos a dançar reggae!
Um excelente dia este 7 de Maio para ir ao recinto da Queima!
Já agora aproveito para felicitar o Benfica! "That´s how we roll" to the final in Amsterdam! 02/05/2013
No dia 8 o cabeça de cartaz é o dj holandês Hardwell (Robbert van de Corput)!
Ele que começou muito cedo (com apenas 8 anos) a fazer misturas e a criar novas músicas, é já um dj muito conhecido internacionalmente e promete também uma noite muito movimentada em Coimbra! 03/05/2013
Também no dia 8 vai estar na queima outro dj holandês, exactamente da mesma cidade de Hardwell e Tiesto (Breda), esta cidade pelos vistos é a cidade dos Dj´s!porque será?! 04/05/2013
No Dia 9 voltamos a ter música portuguesa!
Começa pela banda Capitão Fausto, cinco rapazes Lisboetas que fazem música pujante, diferente e muito, mas mesmo muito contagiosa. Depois de se terem estreado com um EP homónimo que os pôs na boca do povo, a banda estreou-se em matéria de álbuns no ano passado, com o álbum "Gazela".
Deixo-vos com umas das músicas mais famosas da banda até ao momento "Teresa"!
Bom Fim de Semana meus caros amigos! 04/05/2013
Outra banda que vai actuar neste dia é os conhecidos Amor Electro!
A banda portuguesa da vocalista Mariza Liz (ex Donna Maria) actua após os Capitão Fausto!
Em Maio de 2011 lançaram o seu primeiro disco "Cai o Carmo e a Trindade", entrando directamente para o quarto lugar do top de vendas em Portugal, chegando depois ao primeiro lugar.
Em 2011, que a banda foi nomeada para os prémios MTV Europe Music Awards, na categoria "Best Portuguese Act" e o mesmo sucederia em 2012!
A "Máquina" (o seu maior sucesso) não parou como diz a letra, não param, é de dar concertos! 04/05/2013
O dia 9 termina com o senhor que fez esta música, Maxim Reality (Keith Andrew Palmer) MC cantor e compositor, famoso pelo seu trabalho com os Prodigy. Ele é conhecido pelo seu estilo e aparência feroz em vídeos de música e concertos ao vivo, muitas vezes usando lentes de contacto coloridas e kilts. Ele é o responsável pelas letras desta música "Breathe" e de "Mindfields" do álbum Fat of The Land e outras dos Prodigy como "Poison" do álbum "Music For the Jilted Generation"! Pode e deve ser considerado membro da banda, sendo que desde 2004 que não colabora dedicando-se á sua carreira a solo!
09/05 lá estará a mostrar o seu trabalho (onde irá estar certamente músicas dos Prodigy!) 05/05/2013
Chegamos ao último dia da queima, e o cartaz é muito animado, apesar de os primeiros a pisarem o palco serem bem calminhos!
Chamam-se Brass Wires Orchestra e formaram-se em 2011, são um género de banda idêntica a Beirut mas versão portuguesa, a banda de indie folk rock encontra-se a gravar o seu primeiro álbum Cornerstone. No entanto, o single Tears of Liberty já se pode ouvir em vários rádios nacionais bem como este "Finders Keepers", uma banda com muito futuro a nosso ver! 06/05/2013
Depois da calmaria vem uma coisa bem divertida e mexida!
Chamam-se Kumpania Algazarra e prometem por a malta muito bem disposta e a mexer!
A banda portuguesa folk com inspirações na música cigana, ska e dos balcãs é constituída por 7 membros e conta já com alguns álbuns de originais (4), um dos quais pode ser ouvido no site da optimus discos!
Um bom aquecimento para o artista que vem a seguir neste mesmo dia!... 06/05/2013
A banda que se segue é provavelmente das mais esperadas na queima e é ela mesmo que vai encerrar este cartaz de Queima em 2013!
Nome: Gogol Bordello, uns grandes malucos, a começar pelo seu vocalista que contagia a juventude de uma forma quase viciante, com a sua presença em palco e a interagir com o público sempre intensivamente!
Eles são uma banda completamente multi étnica ora vejam bem: o vocalista é ucraniano, os membros do acordeão e do violino são russos, o guitarrista é israelita, a baixista é etíope, o baterista tem dupla nacionalidade (trinitad e americana), bem como a dançarina e percussionista que é chinesa e escocesa, e por fim o último membro (MC e percussionista) é equatoriano! Maior mixórdia era difícil!
O som da banda é um chamado "gypsy punk" ou seja é um mistura entre a música cigana do leste europeu, o punk rock e o folclore europeu!
A banda foi formada em Nova Iorque em 1999 e todos os seus concertos são autênticos actos teatrais envolvendo dança e arte de rua!
Contam já com cinco albuns no seu currículo e já vieram algumas vezes a Portugal actuar, esta é só mais uma, mas a estreia na queima em Coimbra, vamos lá ver como vai ser, certamente que vai ser em "altas"!
Em "altas" terminamos assim a nossa ante visão da Queima de Coimbra, esperamos que tenha sido do vosso agrado! 06/05/2013
E eis o tema desta semana:
--> Novos Albuns
Ao longo da semana vamos falar um bocadinho dos álbuns com lançamento neste mês de Maio!
--> JAMIE COLLUM - MOMENTUM
Terminamos o nosso tema com Jamie Collum, o menino pródigo do Jazz, que por coincidência vai actuar hoje em Lisboa num concerto, o mais pequeno do mundo, apenas para 20 felizardos, organizado pela Rádio Comercial, no hotel Sheraton Lisboa Hotel & Spa - que tem das melhores vistas sobre Lisboa!
O novo álbum intutula-se Momentum e é lançado no próximo dia 21 deste mês. Depois de três anos sem lançar nenhum novo trabalho, o britanico volta ao jazz contemporâneo com este seu sexto disco. Deixo-vos com "Everything You Didn´t Do"!19/05/2013
--> THE NATIONAL - TROUBLE WILL FIND ME
Os americano The National estão também de volta com novo albúm, o seu sexto registo de originais, que vai poder ser aprentado ao vivo no nosso país em Novembro no ex Pavilhão Atlantico agora intitulado Meo Arena!
Trouble Will Find Me tem muitas semelhanças com o o anterior "High Violet"(2010), músicas um pouco sentimentais, com uma dose de tristeza mas com alguma qualidade as músicas, apesar de não chegar á qualidade que o anterior tem, sabe bem ouvi-lo!19/05/2013
--> NATIRUTS - ACÚSTICO AO VIVO NO RIO DE JANEIRO
São naturais de Brasília, e são hoje em dia o expoente do reggae feito em português e um dos principais embaixadores da música brasileira por todo o mundo.
A sua história remonta a 1996, ano em que no cerrado brasileiro surgiu a ideia de formar a banda. Em 16 anos de história lançaram seis álbuns de originais, que representam a criatividade e entrega na procura de uma sonoridade própria tendo o reggae e referências da música brasileira como base. Desses trabalhos nasceram várias músicas familiares a todos nós: "Liberdade Pra Dentro da Cabeça", "Beija-Flor", "Deixa o Menino Jogar", "Sorri Sou Rei", "Meu Reggae é Roots", são hinos cantados em uníssono em qualquer parte do mundo, que coincide em plateias fiéis e atentas que os seguem a qualquer lugar que visitem.
O seu mais recente trabalho, o DVD "Acústico", foi gravado este ano no mirante Dona Marta, (uma reserva natural do Rio de Janeiro) fruto de um trabalho independente, fiel ao espirito, identidade e princípios da banda.
No nosso país a história começou em 2005 e nunca mais parou. Nestes sete anos de trabalho foram mais de 20 as apresentações realizadas.
Este mês a banda cumpriu a sua promessa e regressou a Portugal para apresentar o seu mais recente trabalho em formato acústico!
Deixo-vos com a música "Sorri sou Rei" com o grande contributo da portuguesa Mónica Ferraz! 19/05/2013
--> OS AZEITONAS - DREAMING IBIZA
Não poderiamos chegar ao fim deste tema sem falar também de um album português, a "rifa" saiu á banda do Porto - Os Azeitonas, eles que ficaram super famosos devido aos temas "Anda comigo ver os aviões" ou "os maridos das outras", no entanto esta fama não é só por estas músicas, todas as outras tem bastante qualidade e a banda assume-se aos poucos como uma banda referencia na actualidade e o futuro só pode ser brilhante!
O ano passado integraram a lista de nomeados para Best Portuguese Act dos MTV EMA 2012, prémio que foi ganho por Aurea, este ano estão a caminhar para uma nova nomeação com o lançamento deste novo albúm "Dreaming Ibiza", o seu quarto trabalho no curriculo, onde este single "Ray-Dee-Oh" é a sua montra de apresentação!17/05/2013
--> LAURA MARLING - ONCE I WAS AN EAGLE
"Once I Was An Eagle" é o 4º trabalho de originais da cantora inglesa Laura Marling!
Apesar de nova (nasceu em 1990) a cantora já tem um currículo invejável para muitos, com 2 nomeações de 2 álbuns seus, para um dos principais prémios entregues na música, os Mercury Prize!
Este album mantém a sua qualidade e entrega no que faz, mais uma razão para muitos críticos continuarem a fazer comparações com Joni Mitchell! 14/05/2013
--> THE GREAT GATSBY SOUNDTRACK
O Grande Gatsby chegou aos cinemas com um certo "buzz" por conta da sua banda sonora. Desde que Baz Lurhmann convocou Jay-Z para se responsabilizar pela música do filme, um certo nível de expectativa foi criado a cada escolha do rapper e a cada nova notícia que ia saindo sobre as gravações. O resultado é uma trilha sonora inquietante e divertida, que só se empalidece exactamente diante da enorme expectativa que gerou.
The Great Gatsby Soundtrack começa com uma inédita de Jay-Z. "100$ Bill" tem toda a cara do filme, com os seus versos a respeito de dinheiro e ambição, e ainda assim tem todo o estilo de hip hop que Jay-Z faz tão bem. Andre 3000 e Beyonce continuam com uma versão ainda mais melancólica de "Back to Black", de Amy Winehouse. Tanto a voz de Beyoncé quanto a de Andre 3000 estão impecáveis!
Seguindo por um caminho completamente diferente, a versão de Crazy in Love (de Beyoncé), cantada por Estele tem uma inequívoca aura de inocência de alegria, bem característica dos anos 20. Fergie também está toda alegre na divertida "A Little Party Never Killed Nobody", com Q-Tip e Goonrock. A faixa tenta misturar as batidas eletrónicas com um ar meio retro.
As outras inéditas do álbum são satisfatórias, valem mais pela curiosidade do que pela novidade. Esta música "Young and Beautiful" é exactamente o que podemos esperar de Lana Del Rey, o que pode ser bom ou ruim dependendo se gostamos dela ou não; e a nova de Florence and The Machine não parece tão nova assim. Fora isto ainda temos a climática "Into The Pas"t, de Nero, a ” Love is Blindness", de Jack White, e a porreiraça "Together", dos The xx que já colocámos na página.
No fim disto tudo podemos dizer que a banda sonora deste filme está mais que aprovada e que todo o buzz á volta era perfeitamente normal devido á sua qualidade!12/05/2013
--> VAMPIRE WEEKEND - MODERN VAMPIRES OF THE CITY
O novo álbum dos Vampire Weekend é lançado para as lojas no próximo dia 14 e de acordo com vocalista Ezra Koenig, este classifica-o como "dark", "orgânico", e que "realmente se sente como se estivessemos a escrever o terceiro capítulo de um livro". Ele acrescentou: "Nós criámos alguns personagens no primeiro registo, alguns dos quais são pessoas reais, alguns dos quais somos nós mesmos, e por isso mesmo não é tão difícil manter uma linhagem, uma vez que para nós é interessante mostrar que a nossas preocupações e o jeito de ver a vida mudaram."
Esta música é um grande "Step" para um excelente álbum! 12/05/2013
--> DAFT PUNK - RANDOM ACESS MEMORIES
“Random access memories” é o quarto álbum do duo francês de música eletrónica Daft Punk, que chega às lojas no dia 21!
É o album do qual a Sony deposita muitas esperanças em 2013, o disco é um dos mais aguardados do ano — sua divulgação gradual, em trechos, da música “Get lucky” (que já vendeu mais de 700 mil unidades digitais) provocou frisson! Apenas 12 países, grandes compradores de disco (na América Latina, só Brasil e México), tiveram direito a audições antecipadas pela imprensa.
Esta semana pôde-se ouvir em streaming o album, e é normal que a Sony deposite tantas esperanças, porque o album não é apenas "Get Lucky", é muito mais, com um bocadinho de tudo, ouvi-lo é uma viagem no tempo, com muitas influencias para o duo, temos um pouco de rock, de blues, de hip hop, de rap num disco que conta com muitas colaborações, tais como Pharrell Williams,Julian Casablancas, Nile Rodgers, entre mais alguns!
Deixo-vos com a música "Fragments of Time" , uma das faixas mais empolgante do disco, com a voz de Todd Edwards lembrando Hall & Oates, os Daft Punk recriam o rock californiano do fim dos anos 70 com peso, cores e actualidade!
Bom fim de semana! 11/05/2013
--> PRIMAL SCREAM - MORE LIGHT
É o 10º disco da banda de Bobby Gillespie e parece que eles voltam em grande, ainda não ouvi o album na integra, mas as poucas músicas que ouvi gostei bastante!
Logo em “2013”(música que colocámos em Março na página), a primeira canção exibida com um vídeo que mostrava a beleza das borboletas (e do beijo de dois rapazes), já se via um Primal Scream com vontade de entregar um clássico!
Sem o baixista Mani, que saiu para promover a turnê dos Stone Roses, o Primal Scream ffoi buscar Simone Butler para o seu lugar e chamou o guitarrista Kevin Shields (dos My Bloody Valentine) para tocar nalgumas músicas.
As canções são longas, mas as linhas de guitarra combinadas com produções electrónicas fazem este álbum mais forte, que há de colocá-lo, numa primeira audição, entre um dos discos mais soberbos do ano (soberbo não quer dizer melhor, ok?).
Além da já mencionada “2013”, vale prestar atenção à esfuziante “Cultureside” e a esta faixa de encerramento “It’s Alright It’s OK”! De acordo com o site da banda, More Light será oficialmente lançado dia 13 de maio.11/05/2013
--> THE CHILD OF LOV - THE CHILD OF LOV
Começamos com o holandês Cole Williams, que recusa dar a cara nas fotos mas nos bastidores conquistou a atenção de Damon Albarn, dono dos estúdios onde este primeiro álbum foi gravado! Há muitas razões que legitimam este entusiasmo: The Child of Lov é uma das grandes revelações do ano e candidato ao Mercury Prize!
O que este Zlatan Ibrahimovic do subúrbio de Amesterdão, agora radicado em Londres, faz é digitalizar a soul de Stevie Wonder actualizada por D'Angelo. The Child of Lov é o amor no Séc. XXI, o mesmo que se pratica através do Skype e se comunica através de corações foleiros no Facebook. Williams importa essa linguagem web para as canções.
Não é um disco para ser acrescentado ao pranto de novos cantores e produtores chorões como Frank Ocean, The Weeknd ou How To Dress Well. Todos óptimos mas esta é outra casta, mais luminosa. Com Miguel, partilha o beiço caído por Prince mas Cole Williams vem de uma geração de músicos que faz do computador o instrumento e do quarto o estúdio.
Canções como este "Heal" ou a misteriosa "Give Me" não desviam do essencial: todos estes fragmentos andam à solta mas ninguém os cola desta forma! 11/05/2013









